O estoicismo é uma doutrina filosófica
fundada por Zenão de Cítio, que afirma que todo o universo é corpóreo e
governado por um Logos divino (noção que os estoicos tomam de Heráclito e
desenvolvem). A alma está identificada com este princípio divino, como parte de
um todo ao qual pertence. Este logos (ou razão universal) ordena todas as
coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graças a ele o mundo é um
kosmos (termo que em grego significa "harmonia").
O estoicismo propõe viver de acordo com a
lei racional da natureza e aconselha a indiferença (apathea) em relação
a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural
reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo
assim manter a serenidade perante as tragédias e coisas boas.
O estoicismo floresceu na Grécia com Cleantes de
Assos e Crisipo de Solis, sendo levada a Roma no ano 155 a.C. por Diógenes de
Babilônia. Ali seus continuadores foram Marco Aurélio, Séneca, Epiteto e Lucano.
A partir disso surgem duas consequências éticas:
deve-se «viver conforme a natureza»: sendo a natureza essencialmente o logos,
essa máxima é prescrição para se viver de acordo com a razão.
Sendo a razão aquilo por meio do que o homem
torna-se livre e feliz, o homem sábio não apreende o seu verdadeiro bem nos
objetos externos, mas bem usando estes objetos através de uma sabedoria pela
qual não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas.
A última época do estoicismo, ou período romano,
caracteriza-se pela sua tendência prática e religiosa, fortemente acentuada
como se verifica nos Discursos e no Enchiridion de Epiteto e nos Pensamentos
ou Meditações de Marco Aurélio.
Estoico: diz-se daquele que revela fortaleza de ânimo e
austeridade. Impassível; imperturbável; insensível.
A escola estoica foi fundada no século III
a.C. por Zenão de Cítio (de Cittium), e que preconizava a indiferença à dor de
ânimo oposta aos males e agruras da vida, em que reunia seus discípulos sob
pórticos ("stoa", em grego) situados em templos, mercados e
ginásios. Foi bastante influenciada pelas doutrinas cínica e epicurista, além
da clara influência de Sócrates.
Fonte: http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário