Oxóssi na Umbanda é
considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico
e espiritual dos seres humanos.
Segundo esta religião, Oxóssi é
figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da
luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda,
Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao polo
positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres
para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais
fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber
religioso e sua fé.
A figura de Oxóssi tem origem na
mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho
de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na
África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje.
Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só -
sempre certeira.
A Umbanda, considerada por
muitos como fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil
em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos
africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas
vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São
Paulo, Rio de Janeiro e estados do demais centro -sul do Brasil,
e São Jorge, no estado da Bahia.
Ritos, Símbolos e Oferendas
Por não ser uma religião
codificada, a Umbanda apresenta variação de ritos, símbolos e
oferendas.
Em geral, considera-se que o dia
de Oxóssi é quinta-feira e seu símbolo seria o arco e a flecha em ferro
fundidos.
As oferendas a Oxóssi na Umbanda -
consideradas pela grande maioria de seus seguidores como ritos que
potencializam a energia dos Orixás - são de elementos correlatos à do chacra do plexo
solar, bem como ao comprimento de onda de cor amarela. Assim, suas oferendas
haveriam de se aproximar de tal padrão energético, seja pela cor do elemento,
seja por sua composição. Alguns exemplos de oferendas comuns em vários centros
e tendas umbandistas: milho cozido; côco em lascas; girassol; rosas brancas;
velas brancas e amarelas; cerveja; licor de caju; flores do campo; entre
outros.
No Rio de Janeiro, São Paulo e
demais estados do Centro-Sul do Brasil consideram São Sebastião como
sincretismo de Oxóssi (comemorado no 20 de janeiro); na Bahia o sincretismo de
Oxóssi é com São Jorge.
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