Sa ʿ d od-Dīn
Mahmud Shabestarī, (Shabestar nasceu em 1250,
perto de Tabriz, Irã e morreu em 1320, em Tabriz),
místico persa, cuja obra poética Golshan-e Raz
(O Jardim da Rosa Mística) tornou-se
um documento clássico do sufismo (misticismo islâmico).
Os detalhes da vida de Shabestarī são obscuros, aparentemente ele passou a maior parte dela em Tabriz. Ele cresceu em uma época de confusão espiritual, após a invasão mongol do Irã, o saque de Bagdá, ea queda final do califado abássida (1258) para os mongóis. Tabriz era a capital do novo império mongol, e a vida Shabestarī foi claramente influenciado por disputas ferozes doutrinais e por uma luta entre o cristianismo e o islamismo para a fidelidade dos governantes mongóis. Seu trabalho mostra um conhecimento claro com doutrinas cristãs, provavelmente como resultado dessas disputas. A fim de chegar a um acordo com o estado de aflição de um muçulmano sob o domínio pagão, ele, como muitos de seus contemporâneos, retirou-se do mundo exterior e buscou refúgio na espiritualidade e misticismo.
Golshan-e Shabestarī de Raz, escrito em 1311 ou possivelmente 1317, é uma expressão poética da sua retirada do mundo temporal. É composto de perguntas e respostas sobre doutrinas místicas. O trabalho foi introduzido na Europa em cerca de 1700, e logo se tornou popular e foi traduzido para o alemão em 1821. Leitores europeus muitas vezes considerando como o principal trabalho do Sufismo, e que desfrutou de uma moda entre os cristãos seguidores da teologia mística que evitavam o ritualismo e buscavam a união transcendental com o Ser Divino.
Os detalhes da vida de Shabestarī são obscuros, aparentemente ele passou a maior parte dela em Tabriz. Ele cresceu em uma época de confusão espiritual, após a invasão mongol do Irã, o saque de Bagdá, ea queda final do califado abássida (1258) para os mongóis. Tabriz era a capital do novo império mongol, e a vida Shabestarī foi claramente influenciado por disputas ferozes doutrinais e por uma luta entre o cristianismo e o islamismo para a fidelidade dos governantes mongóis. Seu trabalho mostra um conhecimento claro com doutrinas cristãs, provavelmente como resultado dessas disputas. A fim de chegar a um acordo com o estado de aflição de um muçulmano sob o domínio pagão, ele, como muitos de seus contemporâneos, retirou-se do mundo exterior e buscou refúgio na espiritualidade e misticismo.
Golshan-e Shabestarī de Raz, escrito em 1311 ou possivelmente 1317, é uma expressão poética da sua retirada do mundo temporal. É composto de perguntas e respostas sobre doutrinas místicas. O trabalho foi introduzido na Europa em cerca de 1700, e logo se tornou popular e foi traduzido para o alemão em 1821. Leitores europeus muitas vezes considerando como o principal trabalho do Sufismo, e que desfrutou de uma moda entre os cristãos seguidores da teologia mística que evitavam o ritualismo e buscavam a união transcendental com o Ser Divino.
Extraído de: http://www.britannica.com/EBchecked/topic/537466/Sad-od-Din-Mahmud-Shabestari,
e traduzido por Jonas Rogerio Sanches.
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