Rabindranath Tagore (em bengali: রবীন্দ্রনাথ ঠাকুর; 7 de maio de 1861 - 7 de agosto de 1941),
alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta,
romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e
a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como
autor deGitanjali e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e
belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913,
o Nobel de Literatura, Tagore foi talvez a figura literária mais
importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura
hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser
comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamau 'Mahatma' devido a sua profunda
admiração por ele.
Um brâmane pirali de
Calcutá, Tagore já escrevia poemas aos oito anos. Com a idade de dezesseis
anos, publicou sua primeira poesia substancial sob o pseudônimo Bhanushingho ("Sun
Lion") e escreveu seus primeiros contos e dramas em 1877. Tagore
condenava a Índia britânica e apoiou sua independência. Seus esforços
resistiram em seu vasto conjunto de regras e na instituição que ele
fundou, Universidade Visva-Bharati.
Tagore modernizou a arte bengali
desprezando as rígidas formas clássicas. Seus romances, histórias, canções,
danças dramáticas e ensaios falavam sobre temas políticos e pessoais. Gitanjali (Ofertas
de Música), Gora (Enfrentamento Justo) e Ghare-Baire (A
Casa e o Mundo) são suas mais conhecidas obras. Seus versos, contos e romances
foram aclamados por seu lirismo, coloquialismo, naturalismo e contemplação.
Tagore era talvez o único literato que escreveu hinos dos dois países:
Bangladesh e Índia: Hino nacional de Bangladesh e Jana Gana Mana.
Biografia
O mais novo de treze filhos
sobreviventes, Tagore nasceu na mansão Jorasanko em Calcutá, filho de
pais Tagore Debendranath (1817-1905) e Sarada Devi (1830-1875).Os
patriarcas da família Tagore eram os bramos fundadores da
fé Adi Darma. Ele foi educado na maior parte do tempo por criados, uma vez
que sua mãe morreu quando ele tinha poucos anos de vida e seu pai viajava
muito.] Tagore frequentou pouco o ensino regular, preferindo perambular
pela mansão ou por devaneios próximos: Bolpur, Panihati e
outros. Após sua iniciação upanaiana aos onze anos, Tagore
deixou Calcutá em 14 de fevereiro de 1873 para uma viagem pela Índia com seu
pai por vários meses. Eles visitaram o estado de seu pai, e pararam
em Amritsar antes de chegar à estação do monte Himalaia de Dalhousie.
Lá, o jovem "Rabi" leu biografias e foi educado em casa em história,
astronomia, ciência moderna e sânscrito e analisou a poesia
de Kālidāsa. Finalizou grandes obras em 1877, inclusive uma série de
dez canções (publicadas pela Visva Bharati University no vol. 21 de sua obra
musical completa), cujos textos foram escritos no
estilo maithili iniciado séculos antes por Vidyapati. Publicado
sob pseudônimo, os estudiosos aceitaram-nas como as obras perdidas
de Bhānusiṃha, um poeta Vaiṣṇavado século XVII
recém-descoberto. Escreveu "Bhikharini" (1877), "A Mulher
Pedinte", o primeiro conto em língua bengali eSandhya Sangit (1882)
- incluindo o famoso poema "Nirjharer Swapnabhanga" ( "O Vigor
da Cachoeira").
Estudou Direito na Inglaterra de 1878 a 1880.
Retornando ao país em 1890 para administrar propriedades agrícolas da
família, dedica-se ao desenvolvimento da agricultura e a projetos de
saúde e educacionais. Com formação filosófica, chega a criar uma escola
em 1901, dedicada ao ensino das culturas e filosofias ocidentais e
orientais. Sua obra poética compreende uma coleção de três mil poemas em
língua bengali sobre temas religiosos, políticos e sociais.
A obra em prosa, orientada
por preocupações humanistas, é extensa. Inclui oito novelas,
50 ensaios e contos.
Como músico, compôs cerca de duas
mil canções num estilo próprio conhecido como "rabindra-sangita", no
qual fundiu a música clássica indiana (sobretudo a hindustani) com as tradições
folclóricas de diferentes partes da Índia, mas, sobretudo de sua terra natal,
Bengala. No campo da música pode-se afirmar que foi um inovador, já que
procurou expressar musicalmente as cores e sutilezas de seus versos inspirados.
Segundo Arnold Bake "em suas composições, Tagore trouxe de volta o sentido
do significado e da importância das palavras, afastando-a dos floreios e
ornamentos para o seu próprio bem". Assim, enquanto na música
clássica hindustani as palavras possuem um papel subsidiário e o raga se
desenvolve através de improvisações que por vezes tornam o texto
incompreensível, no estilo de Tagore as regras de prosódia são sempre seguidas
e os ornamentos vocais são discretos, para que o sentido do texto não deixe de
ser compreendido. Essa foi, aliás, uma das preocupações do jovem Rabindranath
que já em 1881, recém-chegado da Inglaterra, ansiava por um maior
entrelaçamento entre poesia e música, tal como demonstrou em sua palestra
"Songit o Bhab" (Música e Emoção), publicada posteriormente numa
coletânea de artigos sobre música intitulada "Pensamento
Musical"(Songit Cinta).
No campo de sua produção
literária, o volume de poesias mais conhecido é Oferenda Poética (1913-1915).
Seus últimos trabalhos, entre eles Cantos Musicais (1910), são
classificados dentro do Simbolismo.
Tagore participou
do movimento nacionalista indiano e era amigo pessoal de Mahatma
Gandhi que o chamou de Sentinela da Índia. Como escritor, tornou-se famoso
na Índia já nos primeiros anos de carreira, alcançando notoriedade
no Ocidente quando da publicação de seus textos traduzidos para o
inglês, muitos deles pelo próprio autor. Tagore ganhou a admiração de
escritores como William Butler Yeats, que assinou a apresentação de seu
livro Gitangali em sua edição britânica.
Em 1913, torna-se o primeiro
escritor asiático a ser agraciado com o Nobel de Literatura. Renuncia,
em 1919, como forma de protesto contra a política britânica em
relação ao Punjab, ao título de Sir concedido a ele pela Coroa
Britânica em 1915.
“O homem só ensina bem o que
para ele tem poesia.”
|
— Rabindranath Tagore
|
Principais obras
Contos e romances
§ Gora (1910)
§ Ghare-Baire (1916)
[The Home and the World]
§ Yogayog (1929)
[Crosscurrents]
Poesia
§ Manasi (1890)
[The Ideal One]
§ Sonar Tari (1894)
[The Golden Boat]
§ Gitanjali (1910)
[Song Offerings]
§ Raja (1910)
[The King of the Dark Chamber]
§ Dakghar (1912)
[The Post Office]
§ Gitimalya (1914)
[Wreath of Songs]
§ Achalayatan (1912)
[The Immovable]
§ Gardener (1913)
§ Balaka (1916)
[The Flight of Cranes]
§ Fruit-Gathering (1916)
§ The Fugitive (1921)
§ Muktadhara (1922)
[The Waterfall]
§ Raktakaravi (1926)
[Red Oleanders]
Nenhum comentário:
Postar um comentário