Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24
de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco
que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja
Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol
como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica
(que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes
hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida
da astronomia moderna.
A origem da teoria heliocêntrica
Casa do
astrónomo em Toruń -Polônia
Na teoria de Copérnico, a Terra move-se em torno do
Sol. Mas, seus dados foram corrigidos pelas observações de Tycho Brahe. Com
base nelas e em seus próprios cálculos, Johannes Kepler reformou radicalmente o
modelo copernicano e chegou a uma descrição realista do sistema solar. Esse
fenômeno já havia sido estudado e defendido pelo bispo de Lisieux, Nicole
d'Oresme, no século XIV. O movimento da Terra era negado pelos partidários de Aristóteles
e Ptolomeu. Eles tinham que, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no
ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. Galileu combateu
essa ideia, afirmando que, se uma pedra fosse abandonada do alto do mastro de
um navio, um observador a bordo sempre a veria cair em linha reta, na vertical.
E, baseado nisso, nunca poderia dizer se a embarcação estava em movimento ou
não. Caso o barco se movesse, porém, um observado no ano de 1845 pois, a margem
veria a pedra descrever uma curva descendente – porque, enquanto cai, ela
acompanha o deslocamento horizontal do navio. Tanto um observador quanto o
outro constataria que a pedra chega ao convés exatamente no mesmo lugar: O pé
do mastro. Pois ela não é deixada para trás quando o barco se desloca. Da mesma
forma, se fosse abandonada do alto de uma torre, a pedra cairia sempre ao pé da
mesma – quer a Terra se mova ou não.
O cardeal S. Roberto Francisco Belarmino presidiu o
tribunal que proibiu a teoria copernicana. Culto e moderado, ele conseguiu
poupar Galileu. Estimulado pelo novo papa Urbano VIII, seu grande admirador, o
cientista voltou à carga. Mas o Papa sentiu-se ridicularizado num livro de Galileu.
E isso motivou sua condenação.
O percurso das balas de canhão e a queda dos corpos
também foram estudadas por Galileu. Ele demonstrou que a curva descrita pelos
projéteis é um arco de parábola e que os corpos caem em movimento uniformemente
acelerado. Segundo as biografias romanceadas do cientista, ele teria realizado
um experimento que desmoralizou definitivamente a física aristotélica. Subindo
ao alto da torre de Pisa, deixou cair, no mesmo instante, dois corpos esféricos
de volumes e massas diferentes: uma bala de mosquete e outra de canhão. Contra
as expectativas dos acadêmicos aristotélicos, que apostavam na vitória da bala
de canhão e na derrota do cientista, os corpos chegaram rigorosamente juntos ao
chão.
O historiador da ciência Alexandre Koyré demonstrou
que, assim como muitos outros mitos que enfeitam os relatos sobre a vida de
Galileu, a famosa experiência de Pisa jamais ocorreu. Ela foi, na verdade, uma
experiência idealizada, que o cientista realizou no recesso da sua consciência,
e não um ruidoso espetáculo público. Sabia-se, desde o final da Idade Média,
que a velocidade dos corpos aumentava à medida que eles caíam. E também se
conhecia a lei matemática que descreve os movimentos uniformemente acelerados.
O mérito de Galileu foi juntar as duas coisas e mostrar que, descartada a
resistência do ar, todos os objetos caem com a mesma aceleração.
A teoria heliocêntrica
Nicolau
Copérnico
A teoria do modelo heliocêntrico, a maior teoria de
Copérnico, foi publicada em seu livro, De revolutionibus orbium coelestium
("Da revolução de esferas celestes"), durante o ano de sua morte, 1543.
Apesar disso, ele já havia desenvolvido sua teoria algumas décadas antes.
O livro marcou o começo de uma mudança de um
universo geocêntrico, ou antropocêntrico, com a Terra em seu centro. Copérnico
acreditava que a Terra era apenas mais um planeta que concluía uma órbita em
torno de um sol fixo todo ano e que girava em torno de seu eixo todo dia. Ele
chegou a essa correta explicação do conhecimento de outros planetas e explicou
a origem dos equinócios corretamente, através da vagarosa mudança da posição do
eixo rotacional da Terra. Ele também deu uma clara explicação da causa das estações:
O eixo de rotação da terra não é perpendicular ao plano de sua órbita.
Em sua teoria, Copérnico descrevia mais círculos,
os quais tinham os mesmos centros, do que a teoria de Ptolomeu (modelo
geocêntrico). Apesar de Copérnico colocar o Sol como centro das esferas
celestiais, ele não fez do Sol o centro do universo, mas perto dele.
Folha de
rosto do livro De revolutionibus orbium coelestium
Do ponto de vista experimental, o sistema de
Copérnico não era melhor do que o de Ptolomeu. E Copérnico sabia disso, e não
apresentou nenhuma prova observacional em seu manuscrito, fundamentando-se em
argumentos sobre qual seria o sistema mais completo e elegante.
Da sua publicação, até aproximadamente 1700, poucos
astrônomos foram convencidos pelo sistema de Copérnico, apesar da grande circulação
de seu livro (aproximadamente 500 cópias da primeira e segunda edições, o que é
uma quantidade grande para os padrões científicos da época). Entretanto, muitos
astrônomos aceitaram partes de sua teoria, e seu modelo influenciou muitos
cientistas renomados que viriam a fazer parte da história, como Galileu e Kepler,
que conseguiram assimilar a teoria de Copérnico e melhorá-la. As observações de
Galileu das fases de Vênus produziram a primeira evidência observacional da
teoria de Copérnico. Além disso, as observações de Galileu das luas de Júpiter
provaram que o sistema solar contém corpos que não orbitavam a Terra.
O sistema de Copérnico pode ser resumido em algumas
proposições, assim como foi o próprio Copérnico a listá-las em uma síntese de
sua obra mestra, que foi encontrada e publicada em 1878.
As principais partes da teoria de Copérnico são:
- Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos).
- O centro do universo é perto do Sol.
- Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas.
- A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo.
- O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra.
- A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.
Se essas proposições eram revolucionárias ou
conservadoras era um tópico muito discutido durante o vigésimo século. Thomas
Kuhn argumentou que Copérnico apenas transferiu algumas propriedades, antes
atribuídas a Terra, para as funções astronômicas do Sol. Outros historiadores,
por outro lado, argumentaram a Kuhn, que ele subestimou quão revolucionárias
eram as teorias de Copérnico, e enfatizaram a dificuldade que Copérnico deveria
ter em modificar a teoria astronômica da época, utilizando apenas uma geometria
simples, sendo que ele não tinha nenhuma evidência experimental.
O modelo heliocêntrico
Os filósofos do século XV aceitavam o geocentrismo
como fora estruturado por Aristóteles e Ptolomeu. Esse sistema cosmológico
afirmava (corretamente) que a Terra era esférica, mas também afirmava
(erradamente) que a Terra estaria parada no centro do Universo enquanto os
corpos celestes orbitavam em círculos concêntricos ao seu redor. Essa visão
geocêntrica tradicional foi abalada por Copérnico em 1537, quando este começou
a divulgar um modelo cosmológico em que os corpos celestes giravam ao redor do
Sol, e não da Terra. Essa era uma teoria de tal forma revolucionária que
Copérnico escreveu no seu De revolutionibus orbium coelestium (do latim:
"Das revolucões das esferas celestes"): "quando dediquei algum
tempo à ideia, o meu receio de ser desprezado pela sua novidade e o aparente
contra-senso quase me fez largar a obra feita".
Astrônomo
Copérnico: Conversa com Deus, por Jan Matejko
Naquele tempo a Igreja Católica aceitava
essencialmente o geocentrismo aristotélico, (embora a esfericidade da Terra
estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas
passagens bíblicas). Ao contrário do que se poderia imaginar, durante a vida de
Copérnico não se encontram críticas sistemáticas ao modelo heliocêntrico por
parte do clero católico. De fato, membros importantes da cúpula da Igreja ficaram
positivamente impressionados pela nova proposta e insistiram para que essas
ideias fossem mais desenvolvidas. Contudo a defesa, quase um século depois, por
Galileu Galilei, da teoria heliocêntrica vai deparar-se com grandes
resistências no seio da mesma Igreja Católica.
Como Copérnico tinha por base apenas suas
observações dos astros a olho nu e não tinha possibilidade de demonstração da
sua hipótese, muitos homens de ciência acolheram com cepticismo as suas ideias.
Apesar disso, o trabalho de Copérnico marcou o início de duas grandes mudanças
de perspectiva. A primeira, diz respeito à escala de grandeza do Universo:
avanços subseqüentes na astronomia demonstraram que o universo era muito mais
vasto do que supunham quer a cosmologia aristotélica quer o próprio modelo
copernicano; a segunda diz respeito à queda dos graves. A explicação
aristotélica dizia que a Terra era o centro do universo e portanto, o lugar
natural de todas as coisas. Na teoria heliocêntrica, contudo, a Terra perdia
esse estatuto, o que exigiu uma revisão das leis que governavam a queda dos
corpos, e mais tarde, conduziu Isaac Newton a formular a lei da gravitação
universal.
Cronologia
- 1473 – 19 de Fevereiro – nasce Nicolau Copérnico, em Thorn, Prússia Real.
- 1483 – Morre o pai de Copérnico que vai ser criado pelo tio materno Lucas Watzenrode.
- 1489 – Lucas Watzenrode, tio de Copernico é eleito Bispo de Warmia.
- 1491 – Copérnico vai para a Universidade de Cracóvia.
- 1497 – Copérnico vai para a Itália, estudar Direito Canónico na Universidade de Bolonha.
- 1497 – 9 de Março – Copérnico registra sua primeira observação: um eclipse da estrela Aldebarã.
- 1499 – Copérnico viaja para Roma.
- 1503 – Copérnico recebe seu diploma em Direito Canônico, em Ferrara.
- 1503 – Copérnico retorna para a Prússia Real.
- 1504 – É eleito Cônego em Frauenburgo.
- 1512 – Morre o tio de Copérnico, bispo Lucas Watzenrode que o educou.
- 1517 – 31 de Outubro – Martinho Lutero publica as 95 teses de sua Reforma.
- 1534 – Alessandro Farnese é eleito papa sob o nome de Paulo III.
- 1539 – Rheticus torna-se discípulo de Copérnico, em Frauenburgo.
- 1542 – O Papa Paulo III restabelece a Inquisição.
- 1543 – Rheticus, em nome de Copérnico, publica a obra "De Revolutionibus Orbium Coelestium" em Nuremberga.
- 1543 – Em 24 de Maio morre Copérnico, em Frauenburgo no mesmo dia da publicação de sua obra "Da revolução de esferas celestes".
- 1545 – O Papa Paulo III convoca o Concílio de Trento.
- 2010 – Os restos mortais de Copérnico são enterrados novamente na catedral de Frombork (antiga Frauenburgo), 467 anos após sua morte
Texto extraído de: http://pt.wikipedia.org
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