quarta-feira, 27 de abril de 2011

AOS 85 ANOS FALECE BHAGAVAN SRI SATHYA SAI BABA



A Organização Sri Sathya Sai Baba da América Latina comunica o desaparecimento físico de seu Líder, Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, como conseqüência de uma parada cardiorrespiratória, em sua cidade natal, Puttaparthi.
Sai Baba é considerada uma Divindade vivente por mais de 200 milhões de pessoas em mais de 150 nações dos cinco continentes. Todas e cada uma dessas pessoas começaram e continuam em um constante processo de transformação espiritual que se manifesta na vida cotidiana, em ações de serviço desinteressado ao próximo em necessidade e em mudanças na sua forma de viver, com o firme propósito de serem melhores pessoas em todos os aspectos de suas vidas.
A Organização Sri Sathya Sai Baba é um movimento espiritual sem fins lucrativos, todas as suas atividades são livres e gratuitas: ninguém cobra ou paga absolutamente nada.
Bhagavan Sri Sathya Sai Baba abandonou Seu corpo terreno, mas deixa como herança à Humanidade o tesouro de Sua vida dedicada a servir ao próximo sem pensar jamais nele mesmo. Uma vida que não conheceu férias nem prazeres mundanos. Uma vida que foi exemplo de Amor em Ação, que inspirou e inspira milhões de pessoas de todo o mundo. Sua Missão de elevar a consciência espiritual da humanidade continua e se expande no exemplo cotidiano de cada um de Seus seguidores.
Ele não veio fundar uma nova religião, veio promover uma mensagem ecumênica de respeito e valorização de todas as religiões como caminhos válidos para chegar a Deus.
Seu corpo estará exposto, durante os próximos dois dias, em Seu ashram,para que a multidão possa se despedir de Seu mestre espiritual.
A seguir, um breve resumo da Vida, Obra e Mensagem de Sai Baba
Sathya Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926. Foi batizado como Sathya Narayana Rajú e, desde muito pequeno, mostrou extraordinárias qualidades e aptidões que o distinguiam, claramente, das outras crianças. Sua compaixão, benevolência, sabedoria e generosidade com todos os seres vivos produziram profundas e positivas mudanças de caráter e de conduta nas pessoas ao seu redor.
No dia 20 de outubro de 1940, aos 14 anos, comunicou a seus familiares e seguidores que, a partir daquele momento, seria conhecido com o nome de Sai Baba e que Sua missão era promover a regeneração espiritual da humanidade, demonstrando e ensinando os valores humanos universais como a verdade, a retidão, a paz, o amor e a não violência, missão que cumpriu até o último instante de sua vida.

Sua Obra e Sua Mensagem

Saúde
Sathya Sai Baba se destaca pela magnitude e variedade de Suas obras, as quais, além de serem manifestações de seu amor em ação, são um farol que inspira milhões de pessoas ao redor do mundo. Na área da saúde, construiu dois hospitais gerais e dois hospitais de super especialidades médicas com particularidades que os fazem únicos no mundo, tais como serem absolutamente gratuitos e com atenção prioritária para a população sem recursos.

1. Saúde para o corpo e o espírito: O traço mais distintivo dos hospitais de Sai Baba é a consciência de que tanto os médicos como enfermeiros e pessoal administrativo possuem sobre o verdadeiro conceito da saúde. Para eles, o paciente não é um doente, mas um ser com direito ao melhor atendimento médico e a melhorar sua qualidade de vida e, principalmente, um ser que não se resume a um corpo, mas que tem uma alma.
2. Excelência Médica: A equipe permanente é formada por prestigiosos profissionais da Índia e por reconhecidos médicos da Europa, Estados Unidos, América Latina e Oceania. As especialidades são de alta complexidade: Cardiologia, Cirurgia Torácica e Vascular, Urologia, Oftalmologia, Cirurgia Plástica: congênitas, leporinos, deformações e defeitos, neoplasmas, etc., Ortopedia, Gastroenterologia, Neurologia e Neurocirurgia.

3. Estatísticas assombrosas: Os hospitais de Super Especialidades de Sai Baba são reconhecidos na comunidade médica internacional por seus resultados. Ostentam a taxa de mortalidade por operação mais baixa da Ásia, inferiores aos principais centros médicos do primeiro mundo. O mesmo ocorre com as taxas de infecção por operação.

4. Os pobres, primeira prioridade: Sai Baba ensina que a saúde é um direito de cada ser humano e não um privilégio para uns poucos que podem pagar por ela. Por isso, os desprovidos tem prioridade de atendimento em seus hospitais.
Como exemplo da repercussão de sua obra na saúde, o atual Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh, disse: “Estive em muitos hospitais em várias partes do mundo, mas em nenhum lugar vi algo tão magnífico como a obra de Sri Sathya Sai Baba. Outro exemplo de seu dom divino com as pessoas”.

Projeto de Água Potável
O excesso de flúor nas camadas de água no estado de Andhra Pradesh, na Índia (onde está o ashram de Sai Baba) é a principal causa de uma grave doença degenerativa, chamada fluorose. Essa doença devora as extremidades até impedir que se possa ficar em pé e provoca, entre outros quadros, a perda dos dentes. Os membros da Universidade Sathya Sai de Ciências criaram um dispositivo que filtra e retém o excesso de flúor com êxito. Depois dessa descoberta, Sai Baba decidiu empreender a obra de fornecer água potável para as populações afetadas, com estes resultados:
·         Mais de 750 aldeias foram contempladas
·         Mais de 2,2 milhões de pessoas com escassos recursos agora têm acesso a água potável
·         Para realizar a obra, foi criada uma rede de mais de 2.300 quilômetros de canos
·         Foram construídas 186 represas com diferentes capacidades de armazenagem que variam desde 20.000 a 1.000.000 de litros.
Essa obra é a maior de seu gênero em todo o mundo realizado por uma organização não governamental.

Educação       
A educação é um ponto central nos ensinamentos e obra de Sai Baba, que desenvolveu o Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH). Ele afirma que a educação tem dois aspectos: o primeiro está relacionado com a aquisição de conhecimentos mundanos ou seculares, e o segundo com os valores humanos. A palavra “Educare” significa deixar sair o que está dentro: Sai Baba ensina que os valores humanos são inatos e que, mais do que serem aprendidos, devem ser compreendidos. É pela ausência desses valores que as pessoas “educadas” estão imersas na preocupação e na ansiedade.
Como conseqüência disso, o PSSEVH, ou Educare, promove o desenvolvimento do caráter junto com a aquisição de conhecimentos.
Em linhas gerais, o desenvolvimento do caráter se baseia na harmonia e coerência entre pensamento, palavra e ação e na prática ativa dos valores da paz, amor, verdade, retidão e não violência. Isto vale tanto para os alunos como para os professores, os quais devem ser os primeiros em levar vidas exemplares praticando os valores: “Primeiro sejam, depois façam, logo ensinem”, aconselha Sai Baba.
Para promover o despertar desses valores, estabeleceu um sistema educacional na Índia completamente gratuito de escolas de primeiro e segundo graus, e uma reconhecida Universidade com pós-graduação, que busca tanto o desenvolvimento do caráter como a excelência acadêmica. Nessas instituições, os alunos recebem o currículo oficial do país impregnado pelos cinco valores e seus sub-valores, como cooperação, dedicação, responsabilidade, tolerância, virtude, etc.
Esse elevado programa se distingue por promover o uso dos conhecimentos acadêmicos para benefício de toda a humanidade e procura que o estudante leve uma vida com um sentido mais sublime que o comum, aspirando ao desenvolvimento espiritual e intelectual de forma conjunta.
A universalidade desse sistema se torna evidente quando observamos sua repercussão no mundo: mais de 170 países o adotaram com sucesso. Os programas de Educação Sathya Sai não apenas proporcionam educação formal nos três níveis – primeiro, segundo e terceiro grau – mas também oferecem uma ampla e variada educação não-formal fora da escola. Essa educação é dada nos Centros e Grupos Sai de todo o mundo e em escolas complementares através de oficinas e seminários para crianças, adolescentes e adultos.

NA AMÉRICA LATINA
A Organização Sri Sathya Sai Baba está presente em todos os países da região. Estima-se que o número de seguidores supere os dois milhões de pessoas. Em todos os países nos quais está presente a Organização, a obra de educação e serviço se repete de acordo com os ensinamentos de Sai Baba: atividades livres, gratuitas e orientadas àqueles em necessidade.

                                      Extraído de: http://www.sathyasai.org.br/organizacao-sai/sobre-sai-baba/outrasnoticias/nota-america-latina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário