quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A vida de São Paulo



Incansável comunicador do Evangelho, mártir convertido ao cristianismo e apóstolo dos gentios, São Paulo é o autor do primeiro texto do Segundo Testamento, a Primeira Carta aos Tessalonicenses, e um apaixonado por Jesus Cristo. Uma de suas frases mais conhecidas testemunha a vida de conversão e entrega ao anúncio do Evangelho: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé" (2Tm 4,6-7).
Nascido nos primeiros anos da Era Cristã, em Tarso, na Cilícia, onde hoje é a Turquia, Paulo foi educado em duas culturas (grega e judaica); falava a língua grega e a aramaica, e em Jerusalém recebeu formação nas Sagradas Escrituras e nos métodos da tradição dos rabinos, tornando-se fervoroso defensor da lei antiga. Até sua conversão, em 32 d.C., era chamado de Saulo e trabalhava para o Império Romano, perseguindo os cristãos, tendo como ofício a fabricação de tendas.
O relato de sua conversão é narrado no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos. Paulo havia presenciado a morte de Estêvão, que morreu apedrejado defendendo a fé cristã. Depois disso, passou a perseguir ainda mais os seguidores de Jesus. Durante uma viagem a Damasco atrás de seguidores do cristianismo, teve uma visão, na qual fez a experiência com Jesus Cristo, que, em espírito, lhe perguntava: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". Ficou cego imediatamente e foi levado para a cidade, onde, dias depois, um discípulo de Jesus, chamado Ananias, foi enviado por Deus para curá-lo. A partir de então, ele se tornaria o Apóstolo dos Gentios, ou seja, aquele enviado para disseminar o Evangelho para o povo não judeu.
Paulo fez muito pela difusão do cristianismo, realizando três grandes expedições missionárias que tiveram a duração de 25 anos.
Suas epístolas destacam o tratamento que o apóstolo tinha para com seus amigos e companheiros de missão, o discurso sobre fé, esperança e caridade e o caminho que percorreu pregando o cristianismo e convertendo os pagãos. Preso várias vezes, resistiu a torturas, injúrias e apedrejamentos, realizando conversões até nas celas onde ficava.
No ano de 67, quando estava preso em Roma, foi condenado pelo imperador Nero por seguir uma religião ilegal e morto por decapitação, já que era cidadão romano e, por isso, não lhe era permitido ser crucificado.
A Igreja comemora a solenidade de São Paulo em 29 de junho, mesmo dia que São Pedro, primeiro papa católico e um dos companheiros de pregação de Paulo. A solenidade desses dois santos é uma das mais antigas do calendário litúrgico, tendo sido introduzida no santoral (tratado sobre a vida dos santos católicos) muito antes da festa do Natal. Depois da solenidade da Virgem Santíssima, eles são os santos mais comemorados do mundo, juntamente com São João Batista



*Fonte: Revista Família Cristã junho/2008

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CARTA DE FRANCISCO DE ASSIS AOS GOVERNANTES DOS POVOS



Quase no final de sua vida, Francisco de Assis escreveu uma carta aberta aos governantes dos povos, mas ainda hoje esta carta está  bem atual e poderia ser enviada aos novos governante:

“A todos os chefes de Estado e aos portadores de poder neste mundo, eu Frei Francisco de Assis, vosso pequenino e humilde servo, lhes desejo Paz e Bem.

Escrevo-vos esta mensagem com o coração na mão e com os olhos voltados ao alto em forma de súplica.

Ouço, vindo de todos os lados, dois clamores que sobem até ao céu. Um, é o brado da Mãe Terra terrivelmente devastada. E o outro, é a queixa lancinante dos milhões e milhões de nossos irmãos e irmãs, famintos, doentes e excluídos, os seres mais ameaçados da criação.

É um clamor da injustiça ecológica e da injustiça social que implora urgentemente ser escutado.

Meus irmãos e irmãs constituídos em poder: em nome daquele que se anunciou como o “soberano amante da vida”(Sabedoria 11,26) vos suplico: façamos uma aliança global em prol da Terra e da vida.

Temos pouco tempo e falta-nos sabedoria. A roda do aquecimento global do Planeta está girando e não podemos mais pará-la. Mas podemos diminuir-lhe a velocidade e impedir seus efeitos catastróficos.

Não queremos que a nossa Mãe Terra, para salvar outras vidas ameaçadas por nós, se veja obrigada a nos excluir de seu próprio corpo e da comunidade dos viventes.

Por tempo demasiado nos comportamos como um Satã, explorando e devastando os ecossistemas, quando nossa vocação é sermos o Anjo Bom, o Cuidador e o Guardião de tudo o que existe e vive.

Por isso, meus senhores e minhas senhoras, aconselho-vos firmemente que penseis não somente no desenvolvimento sustentável de vossas regiões. Mas que penseis no planeta Terra como um todo, a única Casa Comum que possuímos para morar, para que ela continue a ter vitalidade e integridade e preserve as condições para a nossa existência e para a de toda a comunidade terrenal.

A tecno-ciência que ajudou a destruir, pode nos ajudar a resgatar. E será salvadora se a razão vier acompanhada de sensibilidade, de coração, de compaixão e de reverência.

Advirto-vos, humildemente, meus irmãos e irmãs, que se não fizerdes esta aliança sagrada de cuidado e de irmandade universal deveis prestar contas diante do tribunal da humanidade e enfrentar o Juízo do Senhor da história.

Queremos que nosso tempo seja lembrado como um tempo de responsabilidade coletiva e de cuidado amoroso para com a Mãe Terra e para com toda a vida.

Por fim, irmãos e irmãs, modeladores e modeladoras de nosso futuro comum: recordeis que a Terra não nos pertence. Nós pertencemos a ela pois nos gestou e gerou como filhos e filhas queridos. Custo aceitar que depois de tantos milhões e milhões de anos sobre esse planeta esplendoroso, tenhamos que ser expulsos dele.

Pela iluminação que me vem do Alto, pressinto que não estamos diante de uma tragédia cujo fim é desastroso. Estamos dentro de uma crise que nos acrisolará, nos purificará e nos fará melhores. A vida é chamada à vida. Nascidos do pó das estrelas, o Senhor do universo nos criou para brilharmos e cantarmos a beleza, a majestade e a grandeza da Criação que é o espaço do Espírito e o templo da Santíssima Trindade, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Se observardes tudo isso que Deus me inspirou para vos comunicar em breves palavras, garanto-vos que a Terra voltará novamente a ser o Jardim do Éden e nós os seus dedicados jardineiros e cuidadores.”

Assinado
Francisco  de Assis.
 Fonte: Leonardo Boff
* Leonardo Boff é teólogo e autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos Extraído de http://www.franciscanos.org.br/ecologia/agua/artigos2008/44.php acesso em 13 nov. 2008

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DESCUBRA QUAL É A SUA FLOR E CULTIVE-A PERTO DE VOCÊ


Além de simbolizar traços de sua personalidade, indicando seus pontos fortes (e os fracos também!), os signos florais dão boas dicas na hora de presentear alguém com flores. E lembre-se: possuir as flores do seu signo sempre perto de você, em sua casa, jardim ou local de trabalho, vai deixá-lo sintonizado com as boas energias da natureza e do universo.
Dália
21 de Março a 19 de Abril

Quem nasce sob esta influência nunca passa em branco e deixa a sua marca em tudo o que faz. Tem coragem e determinação para alcançar seus objetivos e sua energia parece inesgotável. Intuitiva e criativa, a pessoa está sempre à procura de uma nova possibilidade ou começando alguma coisa. Por outro lado pode ser muito impaciente e combativa, estando sempre com as emoções à flor da pele. Energia e ação são suas palavras-chave. Perfil desbravador, independente e pioneiro, mas pode ser precipitado e não terminar o que inicia. É de natureza enérgica e entusiasta.A pessoa Dália:
- no amor: se apaixona depressa, com intensidade e possessividade.
- na saúde: está sujeita a dores de cabeça, enxaquecas e desequilíbrios nervosos. 
- e o dinheiro: não é muito chegada a economias e costuma investir o que ganha em novos projetos ou negócios ? é uma pessoa de iniciativa.
- combina com: Girassol e Amor-Perfeito.

Dálias famosas: Johann S.Bach; Quentin Tarantino; Lima Duarte; Chico Xavier; Marlon Brando, Leonardo da Vinci; Adolf Hitler; Ayrton Senna
Rosa
20 de Abril a 20 de Maio
A pessoa que nasce sob esta influência deseja estabilidade e segurança. Prudente, é capaz de esperar o tempo que for necessário para atingir suas metas. Trabalha incansavelmente para obter aquilo que deseja. Dedicada, amorosa e fiel, aprecia música, dança e tudo que se relaciona às artes e à Natureza. Por outro lado, pode ser muito obstinada e teimosa, podendo apegar-se demais aos bens materiais e resistir à mudanças. É de natureza sensual e lenta.A pessoa Rosa:
- e o amor: é carinhosa, romântica e com uma forte sensualidade; mas pode ser também muito ciumenta.
- e a saúde: como gosta muito de comer, pode ter problemas com excesso de peso e a sua área do corpo mais sensível é a garganta.
- e o dinheiro: como trabalha incansavelmente, consegue obter ganhos, mas costuma mostrar desequilíbrio na gerência destes lucros: ora poupa demais ora gasta descontroladamente.
- combina com: Violeta e Orquídea

Rosas famosas: Jack Nicholson, William Shakespeare, Al Pacino; George Lucas; Mario Covas, Pixinguinha; Dorival Caymmi; Karl Marx,Júlia Inácio da Silva,Ana Maria Fayat Guiotti.Margarida
21 de Maio a 21 de Junho

Quem nasce sob o signo da Margarida tem um grande poder de comunicação e conquista as pessoas facilmente com seu charme, alegria e bom humor. Além de inteligente, é muito versátil e capaz de conciliar várias tarefas ao mesmo tempo. É muito curiosa e inquieta. Por outro lado, pode se tornar superficial e apresentar personalidade mutável em demasia. É de natureza nervosa e adaptável.A pessoa Margarida:
- e o amor: tem o dom da conquista, adora conhecer novas pessoas, novos relacionamentos e é uma companhia muito agradável, mas tende a fugir de compromissos sérios.
- e a saúde: seus pontos fracos são os pulmões, braços e mãos, devendo tomar cuidado com resfriados e problemas respiratórios
- e o dinheiro: a facilidade em criar relacionamentos comerciais lhe abre muitas portas, porém, costuma ser impulsiva na hora de gastar seu dinheiro, o que às vezes causa alguns sustos financeiros;
- combina com: Lisianthus e Íris.

Margaridas famosas: Bob Dylan;Clint Eastwood; Marília Gabriela; Marilyn Monroe; Angelina Jolie; Ernesto "Che" Guevara; Fernando Henrique Cardoso; Sir Arthur Conan DoyleJasmim
22 de Junho a 22 de Julho

A pessoa que nasce sob o signo Jasmim é sensível, tranquila e voltada para o seu mundo interior. É compreensiva e carinhosa, especialmente no ambiente familiar. Possui grande intuição e uma grande imaginação. Gosta de guardar coisas e recordar o passado. Por outro lado, pode fechar-se demais em si mesma ou tornar-se excessivamente possessiva. É de natureza receptiva e protetora.A pessoa Jasmim:
- e o amor: é muito romântica, fiel, carinhosa e dedicada, capaz de cuidar da pessoa amada até com instinto maternal; mas pode se tornar muito ciumenta.
- e a saúde: por estar muito suscetível aos seus estados emocionais, pode apresentar problemas psicossomáticos, além de distúrbios relacionados ao estômago; seus pontos fracos também são o esôfago, o baço, útero e seios (nas mulheres).
- e o dinheiro: valoriza a estabilidade e a segurança e busca no trabalho o meio para conquistar sua estabilidade material, geralmente traduzida na aquisição de uma casa própria, bem construída e com muito conforto;
- combina com: Amarílis e Angélica.
Jasmins famosos: Jean-Paul Sartre; Machado de Assis; Gilberto Gil; Lady Di; Tom Cruise; George W. Bush; Tom Hanks; Gisele Bündchen; Raul Seixas; Adoniran Barbosa
Girassol
23 de Julho a 22 de Agosto

Quem nasceu sob o signo do Girassol gosta de brilhar e ser o centro das atenções. Tem muitas qualidades que lhe conferem liderança e uma grande auto-confiança natural. O Girassol gosta de ser admirado e elogiado. É uma verdadeira fonte de inspiração e orientação, quando exerce sua liderança com equilíbrio. Por outro lado, pode se tornar excessivamente autoritário e controlador ou mesmo arrogante e egoísta.
É de natureza apaixonada e orgulhosa.
A pessoa Girassol:

- e o amor: conquista com seu brilho natural e quando está apaixonada é verdadeiramente encantadora, mas como espera sempre muito do parceiro, acaba se magoando com facilidade e tem dificuldade para perdoar.
- e a saúde: apesar da boa constituição física, tem seus pontos fracos: coração e coluna vertebral.
- e o dinheiro: geralmente tem bastante sorte nos negócios, mas pode gastar muito dinheiro com a aparência, pois gosta de mostrar que sempre tem o melhor e o mais bonito ? seja do que for.
- combina com: Dália e Amor-Perfeito.
Girassóis famosos: Mick Jagger; Sandra Bullock;Ney Latorraca; Caetano Veloso; Antonio Banderas; Bill Clinton; Madonna; Yves Saint Laurent; Dustin Hoffman; Jorge Amado,Leilah Inácio Geraes,Lane Lobo,Florence e Célia Maria.Violeta
23 de Agosto a 22 de Setembro

A pessoa do signo Violeta é dedicada, trabalhadora e organizada. Geralmente gosta que tudo esteja sempre limpo e em ordem, além de ter uma vocação natural para cuidar das pessoas ? pode ser excelente profissional da área da saúde. Comunicativa e prestativa, conquista o respeito de quem a cerca. Por outro lado, pode se tornar exigente e implicante, por ser muito detalhista e em função de sua obsessão pela organização e limpeza. De natureza crítica (também autocrítica) e metódicaA pessoa Violeta:- e o amor: costuma manifestar seus sentimentos de forma discreta, mas é uma companhia devotada e fiel, embora bastante exigente com o parceiro.
- e a saúde: geralmente demonstra muito cuidado com a própria saúde, podendo mesmo chegar a extremos, como se tornar hipocondríaca. Seus pontos fracos estão no aparelho digestivo, especialmente nos intestinos.
- e o dinheiro: como tem o dom da organização, sabe administrar bem o que ganha, conseguindo geralmente ter uma vida confortável, mas tendo dificuldade em gastar o ganha com coisas que apenas lhe dê prazer.
- combina com: Rosa e Orquídea.
Violetas famosas: Tony Ramos; Sean Connery; Michael Jackson; Richard Gere; Keanu Reeves; Paulo Coelho; Nelson Rodrigues;Tim Burton; Madre Theresa; Gustavo Kuerten; Juscelino Kubitschek,Rosana Inácio Protázio Musse.Lisianthus
23 de Setembro a 22 de Outubro

Romântica e refinada, aprecia a beleza, as artes e tem forte tendência social. Assim é a pessoa que nasceu sob signo Lisianthus. Geralmente é bem diplomata, tenta sempre apaziguar e controlar os opostos, buscando a ordem e a harmonia. Por outro lado, pode parecer indecisa e até mesmo indolente, pois para não ameaçar a harmonia, acaba deixando a iniciativa e o ?por a mão massa? sempre para os outros. É de natureza indecisa e artísticaA pessoa Lisianthus?
- e o amor: conquista facilmente graças ao seu charme e encanto natural, é sonhadora e romântica, mas tende a idealizar demais o amor;
- e a saúde: geralmente apresenta estrutura física equilibrada e cuida bem da saúde e da própria aparência, mas deve tomar cuidado com problemas que afetam os rins.
- e o dinheiro: sabe gerenciar bem o que ganha, mas tem um ponto fraco quando se refere a gastos com perfumes, cosméticos, jóias e salões de beleza.
- combina com: Margarida e Íris.
Lisianthus famosos: Cid Moreira;Daniel Filho; John Lennon; Vinícius de Moraes; Catherine Deneuve; Luciano Pavarotti; Luís Fernando Veríssimo; Gal Costa;Tim Maia; Assis ChateaubriandAmarílis
23 de Outubro a 21de Novembro

Em todos os sentidos, é uma pessoa de grandes contrastes, sujeita a experimentar paixão e ódio com a mesma intensidade. Apesar de aparentar frieza e controle, pode estar vivendo verdadeiros dramas internos. Intensidade e coragem é a marca que colocam em tudo o que vivem, por isso se lançam com profundidade em tudo o que fazem. A medicina, especialmente a cirurgia e a psiquiatria, são campos onde esta pessoa pode aplicar melhor seu potencial. Por outro lado, pode se tornar vingativa, ciumenta e desconfiada em excesso. É de natureza instintiva e secretaA pessoa Amarília:
- e o amor: vive o romance com intensidade, de forma emotiva e envolvente, entregando-se por completo quando se apaixona, mas pode por tudo a perder com a possessividade, o ciúme e a desconfiança no parceiro.
- e a saúde: tem grande resistência física e raramente adoece. Mas tem seus pontos fracos no aparelho genital e bexiga;
- e o dinheiro: por ser previdente e desconfiada costuma ter algumas economias secretas e devidamente protegidas;
- combina com: Jasmim e Angélica

Amarílis famosas: Pelé; Pablo Picasso; Milton Nascimento; Bill Gates; Cecília Meireles; Leonardo DiCaprio; Georges Bizet; Graciliano Ramos; Marie Antoinette; Martin Scorsese, Paulo Nasciuuti,Cristina Melo, Débora de CarvalhoAmor-Perfeito
22 de Novembro a 21 de Dezembro

Pessoa cuja marca é a expansividade, em todos os sentidos. Gosta da vida ao ar livre, das viagens, de conhecer novas pessoas e novos lugares. Otimista e adaptável, geralmente possui sabedoria e intuição quase naturais, por isso pode ter sucesso na carreira de professor ou instrutor. Por outro lado, pode ser um pouco dado aos excessos. O gosto pela aventura e o exagero no otimismo acaba fazendo com que esta pessoa tenha dificuldade em enxergar o lado prático da vida. É de natureza otimista e francaA pessoa Amor-perfeito:
- e o amor: sensual e sedutora, tem o dom da conquista e é naturalmente encantadora, porém, pode ser aventureira e até mesmo infiel.
- e a saúde: possui grande energia e dinamismo, mas pode sofrer com problemas nas articulações e nas pernas.
- e o dinheiro: sua boa estrela e otimismo garante uma boa renda, mas como gosta de aproveitar bem a vida, tende a gastar mais do que poupar;
- combina com: Dália e Girassol
Amores-Perfeitos famosos: Silvio Santos; Brad Pitt; Jane Fonda; Walt Disney; Emmerson Fitipaldi; Frank Sinatra; Ludwig Van Beethoven; Steven Spielberg
Orquídea
22 de Dezembro a 19 de Janeiro

Quem nasceu sob o signo da Orquídea é uma pessoa determinada e ambiciosa. Obstinada em atingir seus objetivos, geralmente é empreendedora, capaz de fazer uma empresa ou negócio sair do zero e gerar bons frutos. Tem uma força incrível para superar obstáculos. Aparentemente calma e controlada, tende a ocultar seus verdadeiros sentimentos. Por ouro lado, o excessivo senso de responsabilidade faz com que aparenta estar sempre ?carregando o mundo nas costas? e dando-lhe a aparência de chata e pessimista. É de natureza prudente e sériaA pessoa Orquídea:
- e o amor: é leal, sincera e honesta em seus relacionamentos, mas pode deixar com que a seriedade e a monotonia esfriem a união
- e a saúde: forte por natureza, é às vezes vencida pelo esgotamento que excesso de trabalho pode trazer. Seus pontos fracos são os joelhos.
- e o dinheiro: tem excelente tino comercial e sabe gerir muito bem a vida financeira, mas não gosta de correr riscos;
- combina com: Rosa e Violeta; 
Orquídeas famosas: Isaac Newton; Rita Lee; Elvis Presley; Martin Luther King; Jô Soares;Janes Joplin; Louis Pasteur; Benjamin Franklin,Laudelina Inácio da SilvaÍris
21 de Janeiro a 19 de Fevereiro

É de natureza avançada, está sempre com o olhar no futuro e geralmente é o primeiro a conhecer as novidades. Gosta de tudo que seja diferente e valoriza muito sua liberdade e independência. Seus valores humanitários e ideais de fraternidade e igualdade estão acima de tudo. Por outro lado, pode se tornar um tanto rebelde e inflexível. É de natureza independente e sociável.A pessoa Íris: - e o amor: por valorizar demais sua liberdade, não tolera invasões de privacidade e gosta de ter seu espaço próprio, isso pode torna-lá resistente na hora de assumir um compromisso afetivo, mas, uma vez que o assume, torna-se surpreendentemente fiel e leal;
- e a saúde: pode manifestar problemas que desaparecem tão subitamente como aparecem. Terapias alternativas costumam dar excelentes resultados para essas pessoas, que parecem viver em outra dimensão. Seus pontos fracos são os tornozelos e o sistema circulatório.
- e o dinheiro: não é apegado ao dinheiro, mas aprecia ganhá-lo para poder gastar com as mais recentes tecnologias. Revela certa desorganização com a vida financeira;
- combina com: Margarida e Lisianthus;
Íris famosos: Tom Jobim; John Travolta; Yoko Ono; Bob Marley; Djavan; Paul Newman; Lewis Carroll; Wolfgang Amadeus Mozart; Franklin D. RooseveltAngélica
20 de Fevereiro a 20 de Março

Quem nasce sob signo Angélica é uma pessoa sonhadora, sensível e solícita. Está sempre pronta a ajudar quem precisa. Possui grande intuição, sensibilidade e amor ao próximo. Deve evitar a tendência a se refugiar no mundo dos sonhos e a se deixar levar pelos excessos da comida, bebida e mesmo dos vícios. É de natureza sensível e abertaA pessoa Angélica:
- e o amor: romântica e sensível, tem o dom do amor universal, mas pode se tornar uma pessoa vulnerável e apegada, que vive o romance como um conto de fadas;
- e a saúde: tem a saúde muito ligada aos seus estados emocionais e sua vida amorosa. Está sujeita a depressão e problemas relacionados com os pés;
- e o dinheiro: tem a grandeza de não colocar os bens materiais como as coisas mais importantes em sua vida, mas está sujeita a passar por alguns apertos, pois não sendo nada materialista, acaba perdendo a noção do dinheiro;
- combina com: Jasmim e Amarílis
Angélicas famosas: Elizabeth Taylor; Gabriel Garcia Márquez; Hebe Camargo; Elis Regina; Bruce Willis; Sharon Stone; Tancredo Neves; Antonio Vivaldi; Heitor Villa-lobos; Jerry Lewis


Texto extraido de: OUSE

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lenda de Hiram Abiff



A Lenda de Hirão-Abi ou Lenda de Hiram Abiff, é um ritual do terceiro grau da maçonaria que surgiu em referência a construção do Templo de Salomão, quando o rei de Tiro, que também tinha o nome de Hirão, fez acordos comerciais com Salomão, enviando para a Terra Santa ouro, prata, madeira de cipreste e cedro, além de pedreiros e desse sábio artífice Hirão-Abi.
O mesmo era descendente de Dã por parte de mãe e filho de um homem fenício.
A lenda apresenta Hirão-Abi como salvador maçônico, e apregoa um rito de morte e ressurreição do seu salvador. Na lenda, Hirão-Abi é abordado três vezes para revelar o segredo de um Mestre Maçom, no projeto do Templo, senão perderá sua vida. Por duas vezes Hirão-Abi recusa com a frase: "Perco minha vida, mas não revelo os segredos", e por essa recusa é ferido. Na terceira vez, negando novamente os segredos a um terceiro enviado para obtê-los, Hirão-Abi é morto. No dia seguinte, Salomão envia um grupo para investigar e descobrir a respeito de Hirão-Abi. Quando Hirão-Abi é encontrado, ressuscita da sepultura.
Finalmente, então, meus irmãos, imitemos nosso Grande Mestre, Hirão-Abi, em sua conduta virtuosa, sua piedade genuína a Deus, em sua inflexível fidelidade ao que lhe está confiado, para que, como ele, possamos receber o severo tirano, a Morte, e recebê-lo como um gentil mensageiro enviado por nosso Supremo Grande Mestre, para nos transportar desta imperfeita para perfeita, gloriosa e celestial Loja lá em cima, em que o Supremo Arquiteto do Universo preside.

Lynn Perkins escreve:
Portanto, a Maçonaria ensina que a redenção e salvação são ambos o poder e a responsabilidade do maçom individual. Salvadores como Hirão-Abi pode me mostram o caminho, mas os homens precisam sempre seguir e demonstrar, cada um por si, seu poder de salvar a si mesmos.

Albert Mackey esclarece sobre o significado da Lenda de Hirão-Abi:
...ensinar a imortalidade da alma. Esse ainda é o principal propósito do terceiro grau da Maçonaria. Esse é o escopo e objetivo do seu ritual. O Mestre maçom representa o homem, quando jovem, quando adulto, quando velho, e a vida que passa como sombras efêmeras, porém ressuscitado do túmulo da iniquidade, e despertado para uma outra e melhor existência. Por sua lenda e por todo seu ritual, é implícito que fomos redimidos da morte do pecado (...) o Mestre Maçom representa um homem salvo do túmulo da iniquidade, e ressuscitado para a fé da salvação.

Texto extraído de: http://pt.wikipedia.org

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os Três Reis Magos



Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi), na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para venerar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número. São figuras constantes em relatos do natividade e nas comemorações do Natal.
Descrição
Belchior (também Melchior ou Melquior), Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.
Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.
"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).
"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12).

Nada mais a Escritura diz sobre essa história cheia de poesia, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles.

Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países, como por exemplo os de língua espanhola, a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos.
A melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.
Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.
Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade.
A exegese vê na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida no livro dos Salmos (Sl. 71, 11): “Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”.
Na antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
Durante a Idade Média começa a devoção dos Reis Magos (e que são "baptizados"), tendo as suas relíquias sido transladadas no séc. VI desde Constantinopla (Istambul) até Milão. Em 1164, com os três já a serem venerados como santos, estas foram colocadas na catedral de Colônia, em Colônia (Alemanha), onde ainda se encontram.
Em várias partes do mundo, há festas e celebrações em honra aos Magos. Com o nome de Festa de Santos Reis há importantes manifestações culturais e folclóricas no Brasil.
Diferentes opiniões quanto a quando o menino Jesus foi visitado
A tradicional crença de que Jesus foi visitado aquando do seu nascimento não é consensual entre todas as pessoas. Há pessoas que acreditam que Jesus já possuia uma certa idade. Segundo seus defensores há quatro linhas de evidência para acreditar que Jesus já não era mais um bebé quando recebeu a visita: a tradução para o texto de Mat. 2.11 usa a expressão "uma criancinha", "um menino", e não um bebê em diversas traduções de respeito, como a Almeida; Mat 2.11 também cita que quando Jesus foi encontrado estava em uma casa e não em uma manjedoura; o fato de Herodes mandar matar as crianças de até dois anos e, por último, o fato de Maria ter dado apenas dois pássaros no templo como contribuição pelo nascimento do menino, o que a identificava como muito pobre, e não parte dos presentes que supostamente já teria ganho, já que na visita ela, através de seu filho, ganhou ouro e outros itens valiosos.

Texto extraído de: http://pt.wikipedia.org

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Johann Adam Weishaupt



Adam Weishaupt (Ingolstadt, 6 de fevereiro de 1748 — Gota, 18 de novembro de 1830), professor de Direito Canónico na Universidade de Ingolstadt, famoso por fundar a "Ordem dos Perfeitos" mais conhecida como Illuminati. Ensinava que existia uma iluminação racional, fora e acima da fé, acessível a qualquer pessoa, e poderia levar a uma maior perfeição.   

Biografia

Adam Weishaupt nasceu em 6 de fevereiro de 1748 em Ingolstadt  no condado da Baviera. Weishaupt nasceu em uma família judia, cujo pai era o rabino Johann Georg Weishaupt (1717-1753) que morreu quando ele tinha cinco anos de idade. Após a morte de seu pai, ele ficou sob a tutela de seu padrinho, Johann Adam Freiherr von Ickstatt que, como seu pai, era um professor de direito na Universidade de Ingolstadt, diretor de um colégio jesuíta e membro do Conselho Privado. Há algumas discrepâncias em relação aos vínculos familiares de Weishaupt e Ickstatt, já que os nomes não coincidirem, o fato é que Ickstatt deixou o sobrenome Weishaupt quando abandonou a religião judaica.
Ickstatt era um defensor da filosofia de Christian Wolff e do Iluminismo, e influenciou o jovem Weishaupt com o seu racionalismo. Weishaupt começou sua educação formal na idade de sete anos em uma escola jesuíta. Estudou direito, economia, política, história e correntes como o gnosticismo e a filosofia da Maçonaria recente. Mais tarde, se matriculou na Universidade de Ingolstadt e formou-se em 1768 aos 20 anos de idade com um doutorado de direito. Alguns autores defendem que no ano de 1771 conheceu um comerciante dinamarquês chamado Franz Kolmer, que o introduziu às práticas mágicas do Egito e as doutrinas maniqueístas anti-religiosas, provocando na mente do jovem Weishaupt um espírito anarquista e de pouca tolerância para a religião.
Em 1772, se tornou professor de direito civil e canônico na Universidade de Ingolstadt. Muito rapidamente a concepção liberal de Weishaupt entrou em conflito com os jesuítas, no entanto, pela dissolução da Companhia de Jesus pelo Papa Clemente XIV em 1773, Weishaupt se tornou reitor da Faculdade de Direito da Universidade, uma posição que era realizada exclusivamente pelos jesuítas até aquele momento. No ano seguinte, casou-se com Afra Sausenhofer de Eichstätt sem a aprovação de Ickstadt.
Em 1775, Weishaupt foi apresentado a filosofia empírica de Johann Georg Heinrich Feder da Universidade de Göttingen. Ambos Feder e Weishaupt se tornariam mais tarde os adversários do idealismo kantiano.

Fundador dos Illuminati

Ao mesmo tempo, porém, quando não estava a fim de fazer o jogo e abusar das sociedades secretas, eu planejava fazer uso dessa mania humana para um objetivo real e digno, para o benefício das pessoas. Eu queria fazer o que os chefes das autoridades eclesiásticas e seculares deveriam ter feito, em virtude de seus cargos...

Decidido a fundar sua própria ordem, em 1 de maio de 1776, Weishaupt a nomeou a "Ordem dos Perfectibilistas" adotando o codinome de "Irmão Spartacus", alegando ser um libertador da consciência humana, arrebatando o homem de dogmas e religiões que os escravizavam. Embora a Ordem não fosse igualitária ou democrática, sua missão era a abolição de todos os governos monárquicos e religiões de Estado na Europa e suas colônias.
A associação era uma rede bem elaborada de espiões e contra espiões. Cada célula isolada de iniciados relatava a um superior, a quem não conhecia, uma estrutura partidária que foi efetivamente adotada por alguns grupos posteriormente.
Ele escreveu: Eu não trouxe o deísmo a Bavaria mais do que em Roma. Achei isso aqui, em grande vigor, mais abundante do que em qualquer dos estados vizinhos protestantes. Tenho orgulho de ser conhecido pelo mundo como o fundador dos Illuminati. (sem fonte comprobatória)
Decepcionado com os poucos membros com que contava sua ordem, procurou a ajuda de um de seus seguidores, o barão protestante Adolph von Knigge (Philos), que deu um impulso para a sociedade, vindo a criar lojas na Alemanha, França, Áustria, Itália, Suíça e Rússia.
Weishaupt foi iniciado na Loja Maçônica Theodor zum guten Rath, em Munique em 1777. Seu projeto como iniciado era de iluminação, iluminando a compreensão pelo sol da razão, que irá dissipar as nuvens da superstição e do preconceito. Assim era sua reforma desejada. Logo tinha desenvolvido mistérios gnósticos de sua autoria, com o objetivo de "aperfeiçoamento" da natureza humana através da reeducação para conseguir um estado comunal com a natureza, liberto de governo e das religiões organizadas. Ele começou a trabalhar para integrar seu sistema de Iluminismo com a Maçonaria.
Suas preocupações ideológicas o levaram a aderir à Maçonaria, na tentativa de usa-la para seus fins. Basicamente, seus fins eram transformar a Maçonaria em algo além do que simples encontros sociais. O racionalismo radical de Weishaupt e seu vocabulário não era susceptível de ter êxito naquele momento. Escritos que foram interceptados em 1784, foram interpretados como sedicioso, e a sociedade foi proibida pelo governo de Karl Theodor, Eleitor da Baviera, em 1784.
Em 22 de junho de 1784, as autoridades políticas e religiosas da Baviera, deram ordens para perseguir os membros dos Illuminati. Desbaratada sua sociedade, Weishaupt e sua família fugiram para Gotha, na Saxónia. Foram perseguidos já que foi encontrada uma documentação na casa de Weishaupt que planejava dominar todas as facetas da Maçonaria, para derrubar as monarquias da Europa e destruir a Igreja Católica com os mesmos métodos usados pelos jesuítas para se defender dos protestantes.

Exílio

Recebeu o apoio do duque Ernesto II de Saxe-Gota-Altenburgo (1745-1804), e viveu em Gotha escrevendo uma série de obras sobre o Iluminismo, incluindo Um histórico completo da perseguição dos Illuminati da Baviera (1785), Uma imagem do Iluminismo (1786), Um pedido de desculpas para os Illuminati (1786), e Sistema melhorado de Luzes (1787). Adam Weishaupt morreu em Gotha em 18 de Novembro de 1830, renegando sua fé católica em seu leito de morte.

Legado em sociedades secretas

 Provavelmente a figura de Adam Weishaupt esta junto com as de Hiram Abif e de Jacques DeMolay, uma das três mais representativas na história das sociedades secretas.
Adam Weishaupt foi um dos primeiros maçons a abordar questões religiosas e políticas dentro das lojas, razão lhe rendeu muitos inimigos dentro da Maçonaria, incluindo os mais altos organismos internacionais maçônicos de então. Talvez esse fato seja a causa de que seu nome não aparecer na lista das grandes celebridades que fizeram parte desta sociedade.
Weishaupt é visto de diferentes perspectivas pelos historiadores, alguns argumentam que era uma pessoa obstinada que carecia de faculdades mentais, outros que criou sua sociedade para salvar a sua cadeira, enquanto alguns vêem como uma pessoa que amava os jesuítas e queria que a sobrevivência destes pelos Illuminati. No entanto, é considerado por muitos, com ou sem razão, como um dos fundadores do anarquismo e da conspiração maçônica que lançou as bases dos movimentos políticos que levaram à origem da independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa e a emancipação em muitas colônias européias. Da mesma forma, Weishaupt é considerado como um dos maiores expoentes do ateísmo, e, de acordo com o escritor John Robinson, como o autor da maior conspiração de todos os tempos.

Obras

Sobre os Illuminatis
•    (1786) Apologie der Illuminaten.
•    (1786) Vollständige Geschichte der Verfolgung der Illuminaten en Bayern.
•    (1786) Schilderung der Illuminaten.
•    (1787) Einleitung-zumeiner Apologie.
•    (1787) [ Einige Originalschriften des Illuminatenordens ...]
•    (1787) [ Nachtrage von weitern Originalschriften Google Books
•    (1787) Kurze Rechtfertigung-meiner Absichten.
•    (1787) Nachtrag zur Rechtfertigung-meiner Absichten.
•    (1787) la des Übels de Apologie tiu de des Mißvergnügens und.
•    (1787) Das Verbesserte System der Illuminaten.
•    (1788) Der äkte Illuminat, oderjxetkubo-wahren, unverbesserten Rituale der Illuminaten.
•    (1795) Pythagoras , oder Betrachtungen-überjxetkubo-geheime Welt- und Regierungskunst.

Obras Filosóficas
•    (1775) De Lapsu Academiarum Commentatio Politica.
•    (1786) Überjxetkubo Schrecken des Todes - eine Filosofiskerede.
•    (franca) Discours Philosophique-Sur Les Frayeurs de la Mort (1788). Gallica
•    (1786) Über Materialismus und Idealismus. Torino
•    (1788) Geschichte der Vervollkommnung des menskliken Geschlechts.
•    (1788) Überjxetkubo Gründe und Gewißheit der Menschlichen Erkenntniß.
•    (1788) Überjxetkubo Kantischen Anschauungen und Erscheinungen.
•    (1788) Zweifel-überjxetkubo Kantischen Begriffe tiu de von Zeit und Raum.
•    (1793) Über Wahrheit und sittlike Vollkommenheit.
•    (1794) Überjxetkubo Lehre von nesto Gründen und Ursachen pli tute Dinge.
•    (1794) Überjxetkubo Selbsterkenntnis, ihre Hindernisse und Vorteile.
•    (1797) Überjxetkubo Zwecke-oder Finalursachen.
•    (1802) Überjxetkubo Hindernisse der baierisken Industrie und Bevölkerung.
•    (1804) Die Leuchte des Diogenes.
•    (angla) Diogenes Lamp (Tr. Amelia Gill) enkondukis de Sir Mark Bruback elektita fare de la Framasona Libro Klubo por esti gxia publikigita laboro por 2008-a (Ed. Andrew Swanlund).
•    (1817) Überjxetkubo Staats-Ausgaben und Auflagen. Google Books
•    (1818) Über das Besteuerungs-tiu de System.

Notas
•    b co d Allgemeine Deutsche Biographie Vol. 41, p. 539.
•    b co Engel, Leopold. Geschichte des Illuminaten-tiu de ordens. Berlino: H. Bermühler Verlag, 1906.
•    b tiu de van Dülmen, Rikardo. Der Geheimbund der Illuminaten. Stuttgart: Frommann-Holzboog, 1975.
•    b Stauffer, Vernon. Nov-Anglio kaj la bavara Illuminati. Columbia universitato, 1918.
•    b Engel 22.
•    Allgemeine Deutsche Biographie Vol. 13, pp. 740-741.
•    Freninger, Franz Xaver, ed. Das Matrikelbuch der Universitaet Ingolstadt-Landshut-München. München: A. Eichleiter, 1872-a 31.
•    Hartmann, Peter Claus. Bayerns Weg en jxetkubo Gegenwart. Regensburg: Pustet, 1989-a 262-a Ankaux, Bauerreiss, Romuald. Kirchengeschichte Bayerns. Vol. 7. St. Ottilien: EOS Verlag, 1970-a 405.
•    Freninger 47.
•    Engel 25-28.
•    Freninger 32.
•    Engel 31.
•    Engel 33. Ankaux, Allgemeine Deutsche Biographie Vol. 41, p. 540.
•    Engel 61-62.
•    Allgemeine Deutsche Biographie Vol. 6, pp. 595-597.
•    Beiser, Frederick C. La Sorto de Kialo. Harvard University Press, 1987. 186-88.
•    Schneider, Heinrich. Sercxado de Misteroj. Represajxo. Whitefish, MT: Kessinger Publishing, 2005. 24. ISBN 1-4191-8214-5
•    George Washington - Letero al la Honorinda G. W. Snyder (24 oktobro 1798)
•    b " Tomaso-Jefferson al tiu de Reverend James Madison, januaro 31, 1800, La Tomaso Jefferson Paperoj (amerika Memoro de la Biblioteko de Kongreso) " . Elsxutita 2007-04-08.

Texto extraído de: http://pt.wikipedia.org

domingo, 1 de janeiro de 2012

Os Essênios


Os Essênios (português brasileiro) ou Essénios (português europeu) (Issi'im) constituíam um grupo ou seita judaica ascética que teve existência desde mais ou menos o ano 150 a.C. até o ano 70 d.C. Estavam relacionados com outros grupos religioso-políticos, como os saduceus.
O nome essênio provém do termo sírio asaya, e do aramaico essaya ou essenoí, todos com o significado de médico, passa por orum do grego (grego therapeutés), e, finalmente, por esseni do latim. Também se aceita a forma esseniano.
História
Durante o domínio da Dinastia Hasmonéa, os essênios foram perseguidos. Retiraram-se por isso para o deserto, vivendo em comunidade e em estrito cumprimento da lei mosaica, bem como da dos Profetas. Na Bíblia não há menção sobre eles. Sabemos a seu respeito por Flávio Josefo (historiador oficial judeu) e por Fílon de Alexandria (filósofo judeu). Flávio Josefo relata a divisão dos judeus do Segundo Templo em três grupos principais: Saduceus, Fariseus e Essênios. Os Essênios eram um grupo de separatistas, a partir do qual alguns membros formaram uma comunidade monástica ascética que se isolou no deserto. Acredita-se que a crise que desencadeou esse isolamento do judaísmo ocorreu quando os príncipes Macabeus no poder, Jonathan e Simão, usurparam o ofício do Sumo Sacerdote, consternando os judeus conservadores. Alguns não podiam tolerar a situação e denunciaram os novos governantes. Josefo refere, na ocasião, a existência de cerca de 4000 membros do grupo, espalhados por aldeias e povoações rurais.
Era caracterista dos judeus essênios:
•    Dividiam-se em grupos de 12 com um lider chamado "mestre da justiça";
•    Vestiam-se sempre de branco;
•    Acreditavam em milagres pela mão , milagres fisicos e benção com as mãos.
•    aboliam a propriedade privada;
•    Eram todos vegetarianos;
•    Não se casavam;
•    Tomavam banho antes das refeições;
•    A comida era sujeita a rígidas regras de purificação.
•    Eram chamados de nazarenos por causa do voto nazarita.
Eles se proclamavam "a nova aliança" de Deus com israel, mais tarde este mesmo termo aparece na literatura cristã como "novo testamento" e tambem grande parte das praticas judaica essênias.
Não tinham amos nem escravos. A hierarquia estabelecia-se de acordo com graus de pureza espiritual dos irmãos, os sacerdotes que ocupassem o topo da ordem.
Dentre as comunidades, tornou-se conhecida a de Qumran, pelos manuscritos em pergaminhos que levam seu nome, também chamados Pergaminhos do Mar Morto ou Manuscritos do Mar Morto. Segundo Christian Ginsburg (historiador orientalista), os essênios foram os precursores do Cristianismo, pois a maior parte dos ensinamentos de Jesus, o idealismo ético, a pureza espitirual, remetem ao ideal essênio de vida espiritual. A prática da banhar-se com frequência é fruto do ritual da Tevilah, onde o Judeu mergulha em um micvê em certas ocasiões para se purificar.

Texto extraído de: http://pt.wikipedia.org