Nasceu na província de Kham,
na parte setentrional do Tibete oriental, em 1939.
Aos treze meses, foi reconhecido
como a décima primeira reencarnação da linhagem dos Trungpa tulku.
E como todo jovem tulku, foi desde cedo educado de maneira intensa nos estudos
e práticas dos ensinamentos budistas. Aos cinco anos, foi coroado como abade
supremo dos monastérios de Surmang.
Ordenado monge aos oito anos, ele
se consagrou ao estudo e à pratica das diversas disciplinas monásticas
tradicionais, assim como à arte da caligrafia, da pintura em tangka e as danças
monásticas. Com apenas quatorze anos de idade, ele confere a abhisheka do
Rintchen Terdzö. Um tulku tão jovem dando uma abhisheka que duraria quase seis
meses era então um evento excepcional.
Ele estudara com Jamgon
Kontrul de Sétchèn, que foi seu guru-raiz e com quem ele permaneceu alguns
anos. Jamgön Kontrül ensinava de forma direta e demonstrava em seguida como
aplicar a realização final em cada momento da vida quotidiana. Esse
mestre se tornou um exemplo e uma fonte de inspiração permanente para Trungpa
Rinpoché durante toda sua vida.
Chögyam Trungpa estudou também ao
lado de Dilgo Khyentsé, que lhe transmitiu os ensinamentos da Grande Perfeição
ou Atiyoga. Graças à esses dois mestres, ele fora fortemente marcado pelos
ensinamentos Nyingma. Khenpo Ganshar, filho espiritual de Jamgön Kontrül,
foi igualmente alguém muito próximo do jovem Chögyam Trungpa.
Em 1958, ele fora ensinar nos
monastérios de Surmang. Pressentindo que os habitantes dali estariam brevemente
sujeitos à própria sorte, ele apresentou-lhes então rapidamente os ensinamentos
essenciais. Chögyam Trungpa aprendera dessa forma à indicar diretamente a
natureza do espírito à um grande numero de estudantes.
Em 1959, em razão da invasão
do Tibete pelos chineses, ele foi obrigado a partir em exílio. Com apenas vinte
anos ele teve que abandonar seu pais e fugir; atravessando os Himalaias em
condições extremamente difíceis. Ele liderou um grupo de trezentas pessoas numa
viagem que durou quase dez meses. A maioria dessas pessoas foi feitas
prisioneiras pelos chineses, e apenas dezenove conseguiriam escapar.
Na Índia
O período passado na Índia,
de 1959 à 1963, foi marcado pela “fascinação e pela
curiosidade”. Fréda Bédi, que trabalhava então para o governo da India, no
escritório central de apoio aos refugiados tibetanos, o ajudou muito, se
tornando um pessoa de importância capital.
Uma das primeiras mulheres a ter
obtido um diploma da Oxford, ela era esposa de Baba Bédi, um nacionalista sikh,
com quem ela veio morar no Penjab. Ela se tornaria então uma figura importante
na luta pelos direitos das mulheres dessa região. No final da década de 50, ela
decide se consacrar a causa dos tibetanos, para em seguida se tornar monja no
monastério de Karmapa. Ela convida Chögyam Trungpa para viver com sua familia
em Kalipong, se tornando sua tutora e se comportando com ele como uma
verdadeira mãe.
Chögyam Trungpa foi então nomeado
pelo Dalai Lama como conselheiro espiritual dos jovens tülkous na
escola dirigida por Fréda Bédi, em Dalhousie. Em 1963, o jovem Trungpa
recebe uma bolsa des estudos da fundação Spalding para a Universidade de
Oxford.
A Inglaterra e as primeiras
tentativas de transmissão no Ocidente
Na Inglaterra, ele faz
estudos de religião comparada e filosofia ocidental. Ele
demonstra um enorme interesse pela historia da arte, visitando Londres e
seus museus, e sentindo uma fascinação particular pela arte
contemporânea, que “passava além de qualquer hesitação, para expressar
livremente tudo aquilo que poderia passar na cabeça de cada um”.
Ele descobre assim a arte
japonesa. Estuda a ikebana, forma tradicional de arranjo floral, ao
lado de Stella Coe, mestre da escola Sogetsu, de onde ele recebe mais
tarde o diploma de instrutor. Muito interessado pela poesia, ele publica na
Inglaterra sua antologia de poemas, sob o titulo de "Mudra".
Impressionado com a riqueza da cultura
ocidental, percebeu ao mesmo tempo as possibilidades de apresentar os
ensinamentos budistas nesse contexto. Nesse intuito, ele fundou em 1968,
em Dumfriesshire, Escócia, o Centro de Meditação de Samyé Ling - nome do primeiro
monastério tibetano, implantado por Padmasambhava, no século VIII.
Publicou então dois livros: "Nascido no Tibet" e "Meditação e
ação".
Mais tarde, vitima de um grave
acidente: seu carro colide violentamente com a vitrine de uma loja.
Conduzido inconsciente ao hospital, posteriormente é dado o grave
diagnostico: o lado esquerdo de seu corpo fica paralisado para sempre.
Foi uma mensagem importante para
ele que decide então abandonar o estilo de vida monástico que até então ele
havia seguido. A partir daí renuncia a tudo o que criava entre ele e seus
alunos “uma espécie de aura insondável” e que constituísse um obstáculo na sua
relação com eles. Abandona seus votos de monge e suas vestimentas “exóticas”.
Mais tarde se casa com uma jovem inglesa, Diana Pybus.
Em outubro de 1973 já
nos EUA, foi feito o primeiro seminário de Vajradathu, no hotel Jackson Hole,
em Wyoming, que mais tarde aconteceria todos os anos. O seminário era um
retiro de estudos e meditação de três meses, durante os quais eram
apresentados, um após o outro, os três yanas – o hinayana, o mahayana e
o vajrayana.
Chögyam Trungpa pode apresentar
de maneira aprofundada e progressiva os ensinamentos budistas da escola Kagyü e
Nyingma. Ele introduziu pela primeira vez os ensinamentos do vajrayana em toda
sua força. Alguns meses após o seminário, ele autorizou alguns de seus
estudantes à começarem as práticas de Ngöndro, ou preliminares.
Em 1974, foi fundado o
Instituto Naropa, inspirado no modelo da célebre universidade budista indiana
de Nalanda, que recebia estudantes budistas e não budistas vindos de toda a Ásia.
No seu primeiro ano de existência, foram dados ensinamentos de tai-chi, cerimônia
do cha, antropologia, física e psicologia, escrita e poesia,
entre outros. Mais de dois mil estudantes frequentaram a universidade.
Em 1977, apos um retiro de
vários meses, Chögyam Trungpa Rinpoché apresentou os ensinamentos Shambhala,
o caminho sagrado do guerreiro – guerreiro aqui não aquele que faz a guerra,
mas sim aquele que é corajoso e autentico o bastante para aceitar entrar em
contato com seu próprio coração.
Essas instruções afirmam que cada
um de nos pode fazer nascer a cada momento a confiança inextinguível
que possuímos e que nos permite de ir além do medo e do mundo confinado
dentro do qual esse medo nos aprisiona. Existe na realidade uma sabedoria iluminada,
ou bondade fundamental inerente à cada um, e que podemos à qualquer
momento invocar.
A aprendizagem Shambhala, que ele
estabelece em 1978, apresenta a possibilidade de seguir um caminho espiritual
despido de qualquer dogma religioso. A importância é dada na ideia de
aliar espiritualidade e vida quotidiana. “Geralmente, a religião é ligada
ao fato de punir a si mesmo. As pessoas levam muito à sério até hoje o pecado
original. Deveríamos deixar isso de lado. Talvez a bondade original devesse
substituir o pecado original”, diz ele em 1985.
Dordjé Dradül, “Guerreiro
indestrutível”, título enquanto detentor dos ensinamentos Shambala, afirma
que esses ensinamentos são a expressão primordial de sua ação ao longo dessa
vida. Ele indicou a urgência de fundar aqui mesmo o reinado de Shambhala,
considerado geralmente como algo de caráter apenas mítico.
O ano de 1977 é marcado
também pela sua primeira visita à Nova Escócia, no Canadá, onde ele decide
se instalar. A partir de 1982, a sua maneira de ensinar se transforma mais
uma vez, se tornando cada vez mais objetiva e simples - mas ao mesmo tempo
guardando um sentido continuo de transmissão direta do espírito de iluminação.
Em 1985, ele parte em retiro pra Mill Village, em Nova Escócia.
Chögyam Trungpa falece no dia 4
de abril de 1987, em Halifax. Ele finalizou sua ação: a implantação do bodidharma para
o Ocidente.
Fonte: Wikipédia