segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Oxóssi



Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.
Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao polo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.
A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira.
A Umbanda, considerada por muitos como fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do demais centro -sul do Brasil, e São Jorge, no estado da Bahia.

Ritos, Símbolos e Oferendas

Por não ser uma religião codificada, a Umbanda apresenta variação de ritos, símbolos e oferendas.
Em geral, considera-se que o dia de Oxóssi é quinta-feira e seu símbolo seria o arco e a flecha em ferro fundidos.
As oferendas a Oxóssi na Umbanda - consideradas pela grande maioria de seus seguidores como ritos que potencializam a energia dos Orixás - são de elementos correlatos à do chacra do plexo solar, bem como ao comprimento de onda de cor amarela. Assim, suas oferendas haveriam de se aproximar de tal padrão energético, seja pela cor do elemento, seja por sua composição. Alguns exemplos de oferendas comuns em vários centros e tendas umbandistas: milho cozido; côco em lascas; girassol; rosas brancas; velas brancas e amarelas; cerveja; licor de caju; flores do campo; entre outros.

No Rio de Janeiro, São Paulo e demais estados do Centro-Sul do Brasil consideram São Sebastião como sincretismo de Oxóssi (comemorado no 20 de janeiro); na Bahia o sincretismo de Oxóssi é com São Jorge.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Plotino



Plotino (em grego: Πλωτῖνος; Licopólis, 205 - Egito, 270) foi um filósofo neoplatônico, autor de Enéadas, discípulo de Amônio Sacas por onze anos e mestre de Porfírio.

Biografia

Grego nascido no Egito em Licópolis, "Lyco-" do grego significa "lobo" (em grego: λύκος, lykos), a mesma raiz que deu origem ao Liceu de Aristóteles ("o local do lobo") no Egito, o que levou a especulações de que ele pode ter sido um egípcio de Roma descendente de gregos ou egípcios helenizados.

Expedição à Pérsia e retorno a Roma

Depois de passar os 11 anos em Alexandria, na idade de 38 anos, Plotino decidiu investigar os ensinamentos filosóficos da Filosofia iraniana e Filosofia indiana. Na busca desse esforço ele deixou Alexandria e se juntou ao exército de Gordiano III, uma vez que este marchava sobre a Pérsia. No entanto, a campanha foi um fracasso e na eventual morte de Gordiano, Plotino se encontrou abandonado em uma terra hostil e com alguma dificuldade encontrou seu caminho de volta para a segurança em Antioquia.
Com a idade de quarenta anos, durante o reinado de Filipe, o Árabe, retornou Roma, onde permaneceu durante a maior parte do resto de sua vida. Lá, atraiu um número de alunos. Seu círculo mais íntimo incluiu Porfírio, Amélio da Toscana, o senador Castro Firmo e Eustáqui de Alexandria, um médico que se dedicou ao aprendizado de Plotino o assistiu até sua morte. Outros alunos foram: Zeto, um árabe por ascendência, que morreu antes de Plotino deixando-lhe um legado e um pouco de terra, Zótico, crítico e poeta, Paulino, um médico de Sitopólis e Serapião de Alexandria. Ele tinha alunos entre o Senado romano além de Castro, como Marcelo Oronto, Sabinilo e Rogaciano. Algumas mulheres também foram contadas entre os seus alunos, incluindo Gemina, em cuja casa ele viveu durante a sua residência em Roma, e sua filha, também Gemina, e Anficlea, a esposa de Aristão filho de Jâmblico.
Conta Eunápio que Porfírio, após haver estudado com Plotino, tomou horror ao próprio corpo e velejou para a Sicília, seguindo a rota de Odisseu, e ficou em um promontório da ilha, sem se alimentar e evitando o caminho do homem; Plotino, que ou o estava seguindo ou recebeu informações sobre o jovem discípulo, foi até ele e o convenceu com suas palavras, de modo que Porfírio voltou a reforçar seu corpo para sustentar sua alma.
Os critérios editoriais de Porfírio, possivelmente, tinham por objetivo formar uma série que ‎mostrasse o caminho para a sabedoria. Nas palavras de [O'Meara]]: "Com isso Porfírio quis ‎oferecer ao leitor uma passagem pelos escritos de Plotino que lhe traria uma formação ‎filosófica, uma condução até o bem absoluto. O alvo geral da leitura e interpretação dos textos ‎nas escolas do Império era, em primeira linha, a transformação da vida, a cura da alma, a ‎condução para uma vida boa resultante disso”.
‎Porfírio informa que Plotino tinha 66 anos quando morreu em 270, o segundo ano do reinado do imperador Cláudio II, dando-nos assim o ano de nascimento do seu professor como ao redor 205 , em Minturno, já foi sugerido também que possa ter nascido na Alexandria.
A influência de Plotino e dos neoplatônicos sobre o pensamento cristão, islâmico e judaico foi representativa para escritores como Gregório de Nazianzo, Gregório de Nissa, Santo Agostinho, Pseudo-Dionísio, o Areopagita, Boécio, João Escoto Erígena, Alberto Magno, Santo Tomás de Aquino, Dante Alighieri, Mestre Eckhart, Johannes Tauler, Nicolau de Cusa, São João da Cruz, Marsílio Ficino, Pico de la Mirandola, Giordano Bruno, Avicena, Ibn Gabirol, Espinosa, Leibniz, Coleridge, Henri Bergson e Máximo, o Confessor.

Teoria

Plotino dividia o universo em três hipóstases: O Uno, o Nous (ou mente) e a Alma.

Uno - primeira hipóstase

Segundo Plotino, o Uno refere-se a Deus, dado que sua principal característica é a indivisibilidade. "É em virtude do Uno [unidade] que todas as coisas são coisas." (Plotino, Enéada VI, 9º tratado)

Nous - segunda hipóstase
Nous, termo filosófico grego que não possui uma transcrição direta para a língua portuguesa, e que significa atividade do intelecto ou da razão em oposição aos sentidos materiais. Muitos autores atribuem como sinônimo a Nous os termos "Inteligência" ou "Pensamento".
O significado ambíguo do termo é resultado de sua constante apropriação por diversos filósofos, para denominar diferentes conceitos e ideias. Nous refere-se, dependendo do filósofo e do contexto, algumas vezes a uma faculdade mental ou característica, outras vezes correspondente a uma qualidade do universo ou de Deus.
Homero usou o termo nous significando atividade mental em termos gerais, mas no período pré-Socrático o termo foi gradualmente atribuído ao saber e a razão, em contraste aos sentidos sensoriais.
Anaxágoras descreveu nous como a força motriz que formou o mundo a partir do caos original, iniciando o desenvolvimento do cosmo.
Platão definiu nous como a parte racional e imortal da alma. É o divino e atemporal pensamento no qual as grandes verdades e conclusões emergem imediatamente, sem necessidade de linguagem ou premissas preliminares.
Aristóteles associou nous ao intelecto, distinto de nossa percepção sensorial. Ele ainda dividiu-o entre nous ativo e passivo. O passivo é afetado pelo conhecimento. O ativo é a eterna primeira causa de todas as subsequentes causas no mundo.
Plotino descreveu nous como sendo umas das emanações do ser divino.

Alma - terceira hipóstase

Na Teosofia, a alma é associada ao 5º princípio do Homem, Manas, a Alma Humana ou Mente Divina. Manas é o elo entre o espírito (a díade Atman-Budhi) e a matéria (os princípios inferiores do Homem).

Assim, a constituição sétupla do Homem, aceita na Teosofia, adapta-se facilmente a um sistema com três elementos: Espírito, alma e corpo. Sendo a alma o elo entre o Espírito e o corpo do homem.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

2014 - ANO DO CAVALO - HORÓSCOPO CHINÊS



Signo do Cavalo

Os anos do Cavalo: são 1990, 1978, 1966, 1954, 1942, 1930, 1918...

As horas governadas pelo Cavalo: 11 a.m. às 1 p.m.
Sentido do seu Signo: Diretamente para o sul
Princípio da estação e mês: Verão - Junho
Corresponde ao Signo ocidental: Gêmeos
Elemento fixo: Fogo
Haste: Positivo
Cor: Azul claro
Fragrância: Jasmim
Sabor: Doce e salgado
Alimento: Todo o tipo de alimentos vindos do mar
Bebida: Champanhe
Animal: Puma, Galo
Planta: Primrose
Flor: Hibiscos
Árvore: Vidoeiro prateado
Metal: Lata
Pedra preciosa: Turquesa
Instrumento musical: Saxofone
Dia do Mês: 17
Número: 45


Ano do Cavalo

Um ano de alto astral para tudo.
A vida será cheia de aventuras.
As pessoas encontrar-se-ão meigas, românticas e carinhosas.
Um ano favorável ao progresso.
Esta será uma época boa para as decisões e projetos serem incorporados em alta velocidade e com eficiência.
A ação será a palavra chave. Tudo prossegue e nós não devemos parar.
Será um ano recompensador, mas esgotante e cansativo.
Hilariante mas também com momentos de frustração, o ritmo deste ano acaba com as nossas energias de reserva deixando-nos com a sensação de esgotados.
É uma época boa para tentar fazer todas as coisas que sempre sonhou.
Escute os sentidos. O vento pode mudar constantemente, mas uma vez que se decidiu, dever-se-á seguir os instintos.
Planear e prosseguir. A influência impulsiva do cavalo, acoplada com a auto confiança, ditará as ações e emoções.
A indústria, a produção e a economia de mundo estarão numa roda viva.
Os temperamentos em excesso, podem ser um bocado desgastantes nas áreas de diplomacia e política. Mas o bom humor prevalecerá.
Apoie-se, o cavalo trará tensão e stress às nossas vidas diárias.
O tempo do cavalo é rápido. Mas apesar de tudo, nós reteremos o seu bom instinto para matérias de dinheiro. Haverá uma liberdade de movimento este ano.
Seja bravo e chocante!

Personalidade do Cavalo

São rápidos, talentosos e trabalhadores. Por causa da sua natureza independente, recusam escutar o conselho dos outros.
O cavalo nasce sob o signo da elegância e do zelo.
Todos os nativos deste signo tendem a ter muito charme na sua forma de aproximação o que os torna muito populares.
O cavalo é também um indivíduo muito social, tirando prazer em participar em festas e outros recolhimentos sociais.
Têm qualidades fortes de liderança e gostam de estar na ribalta.
Tendem também a ser eloquentes e persuasivos e a ter um grande amor para discussões ou debates.
Eles também gostam de ter um determinado grau de liberdade escolhendo não serem limitado por regras da sociedade e regulamentos.
Gostam de sentir que não são criados de ninguém a não ser deles próprios.
Mas apesar deste sentido de liberdade, o cavalo gosta de se sentir apoiado e incentivado pelos outros.
Devido aos seus muitos talentos e natureza amistosa, o cavalo irá longe na vida. Apreciam desafios e são trabalhadores incansáveis e metódicos.
O sucesso significa tudo para o cavalo.
Assim se não conseguir atingir os seus objetivos, o cavalo leva um longo tempo para recuperar das suas falhas e fica terrivelmente humilhado.
O cavalo presta muita atenção à sua aparência por isso são muito atrativos para o sexo oposto.
Tendem a ter muitos romances antes de assentarem com um compromisso mais sério, mas uma vez que encontram a sua alma gêmea, são muito protetores e leais.
Por um lado, o cavalo pode ser um tanto teimoso e egocêntrico, no entanto tem também uma natureza disposta frequentemente a ajudar os outros.
Exibem um grande sentido de humor e causam geralmente boa impressão onde quer que vão.
Contudo têm uma temperamento impetuoso e embora não se exaltem com frequência, dizem geralmente coisas que lamentam mais tarde. Um cavalo não é particularmente bom em manter segredos.

A mulher Cavalo

O nativo fêmea do cavalo tem algo especial. Para dizer que é bonita seria necessário um mega testamento; não se pode negar os seus atrativos e encanto natural. O seu tipo psíquico dá-lhe um ar distinto.
A menos que quebre o pressuposto, esta mulher borbulha geralmente de saúde e vitalidade. O seu perfil expressa a autoconfiança, a facilidade, o equilíbrio, franqueza e abertura. De aparência atlética e como uma flor.
Muito ativa, agitada, com movimentos rápidos e gestos vigorosos, tem um gosto para o exercício físico e não há nada pior para ela do que a doença
É graciosa, com um forte sentido de ritmo e movimento; aprecia a autoconfiança e sente-se bem com o seu próprio corpo. A sua presença física é sempre sentida fortemente pôr os outros, e ficaria completamente surpreendida se encontrasse alguém que ficasse indiferente a ela.

O homem Cavalo

O homem cavalo é distintivamente masculino - não há nenhuma possibilidade de o confundir com uma outra pessoa, mesmo quando está de cabelo longo e de túnica indiana estilo os hippies. É proeminentemente muscular e cabeludo, em especial nos braços. Poucos homens apresentam este tipo: Tem uma barba forte e pelos densos na maior parte do seu corpo.
As mulheres, ou pelo menos as mais femininas, acham-no frequentemente atrativo e com uma aparência física impressionante. O seu andar tem alguma elegância associada com o desporto. De maneira franca e aberta, de movimentos rápidos, gestos decididos e vigorosos. Indica muita autoconfiança e sente-se como em casa a todo o lado que vá. Tem um ar inegável de saúde e robustez.
Este signo é comandado pela estatura, com um perfil bem constituído, alto, e atlético.
De ombros largos, de peito forte, pernas poderosas e raramente longas.

Alguns cavalos pertencem à categoria dos baixos; neste caso começam quase sempre a beber cerveja de malte e por volta dos cinquenta anos aparece a barriguinha saliente, como era o caso de Nikita Khrushchev.
O homem do cavalo tem uma cara um tanto quadrada devido às suas maxilas estarem projetadas. As suas características, não são muito regulares, fazem um contraste impressionante com o nariz fino, reto e aristocrático.
A testa é visível para sua largura e é limitada por alguns cabelos que testemunham o seu temperamento diferente.
Os olhos são muito brilhantes e vivos com certo ar malicioso. A boca, já grande, parece ser um grande destilador devido aos seus bordos cheios e carnudos. As pessoas em torno dele não poderiam deixar de notar a sua presença por causa da sua voz de comando e das suas estrondosas gargalhadas.


Os cinco tipos de Cavalos

CAVALO METAL - 1870, 1930, 1990

Um tipo popular de cavalo mas patético e sem regras. Demonstrativo, impetuoso que gosta de chamar à atenção. É altamente amoroso e muito atraente ao sexo oposto.
Dotado de uma mente astuta e boa intuição, pode ser extremamente produtivo quando é positivo. Seria difícil tentar acompanhá-lo porque parece estar em toda parte ao mesmo tempo.
Com poderes de recuperação muito fortes, o cavalo do metal nunca fica fora de ação por muito tempo. Está constantemente a procurar a excitação e o escalar às alturas até lhe faltar o ar.
O metal fará este cavalo mais teimoso e egoísta do que os outros tipos de cavalos. Pode ser um indivíduo cheio de ideias brilhantes mas não é um administrador consistente. Se o seu trabalho não lhe der nenhuma satisfação, nenhum divertimento, nenhum estímulo que o recompense, tornar-se-á irresoluto e irresponsável. Não pode caír na rotina diária. Nem pode funcionar com alguém que olha de relance sobre o seu ombro. Ele anseia constantemente por experiências e desafios novos. Quando é negativo, terá uma necessidade irracional para a liberdade e é incapaz de estabelecer laços pessoais profundos por medo de que possam acabar com a sua liberdade ou comandar o seu tempo.

CAVALO ÁGUA - 1882, 1942, 2002

O cavalo alegre, com o negócio a correr de forma excelente, preocupado com o próprio bem estar, status e conforto. É de fácil adaptação às mudanças e pode fazer ajustes num fechar de olhos.
Este tipo nómada do cavalo podia ser mais agitado do que os outros. É um entusiasta do desporto.
Poderia também ter o hábito de mudar a sua mente frequentemente e analisar um percurso de ação inteiramente diferente sem se incomodar a dar explicações. A mente e os movimentos são guiados por estoiros esporádicos de ação nervosa, mas inspirada.
Tem um sentido de humor delicioso e pode ser muito divertido quando o quer ser. Um companheiro esperto e colorido, ele tem lata para discursar sobre qualquer assunto com qualquer um.
Quando é negativo, é pretensioso e inconsistente e pode exibir uma deplorável falta de consideração pelos outros. O cavalo da água deve desenvolver o planeamento e a dedicação de longo prazo.

CAVALO MADEIRA - 1894, 1954, 2014

Amigável, cooperante e mais ou menos impaciente, este tipo de cavalo podia ser o mais razoável do lote. Mas imóvel resistirá a ser dominado. O elemento de madeira permite-lhe disciplinar melhor a mente e será capaz de pensar desobstruído e sistemático. O cavalo de madeira terá uma disposição feliz e é muito ativo em casos sociais. Divertido e um bom conversador, não é egoísta e não vive constantemente para dar nas vistas.
Mas, porque é progressivo, moderno e pouco sentimental, deitará fora o velho e receberá muito bem o novo. As mudanças e as novas invenções capturam a sua imaginação e não deixará de tentar tudo o que não seja convencional.
Gostará de explorar muitos outros campos mas tentará duramente cumprir as suas responsabilidades. O cavalo forte de madeira não tem um único osso preguiçoso no corpo, mas faria bem em aprender a ser mais cauteloso e discernido.

CAVALO FOGO - 1857, 1917, 1977

Um cavalo com um intelecto soberbo e um grande magnetismo pessoal. Tenta fazer as mudanças que deseja através da força e da persistente vontade.
Este é um signo a dobrar do fogo (porque o fogo é também o elemento do cavalo), e produzirá um nativo altamente excitado e de cabeça quente.
O cavalo do fogo é facilmente distraído e é demasiado inconsistente em executar tarefas repetitivas. Tem a sagacidade e o encanto mas a sua fonte contínua de ideias brilhantes fá-lo ser extremamente temporário. A personalidade é multifacetada e requer muito picante e variedade na sua vida. É o mais feliz conduzindo uma vida no dobro ou tripla ou tendo diversas profissões a seu crédito.
Adora viajar, antecipa a ação e a mudança e trabalha mais eficientemente quando tem muito trabalho. Aceita raramente a supervisão de outros, mesmo seus superiores.
O cavalo do fogo é um "excit-thrill-seeker". Pode analisar e tratar de todos os tipos de pessoas e de situações bastando-lhe um minuto para a análise. É hábil em resolver casos pegajosos mas não deixa de ser argumentativo.
Este tipo de cavalo terá os dons da ingenuidade e da sobrevivência mas não da perseverança.

CAVALO TERRA - 1869, 1929, 1989

Um cavalo feliz, harmonioso; move-se de forma lenta mas precisa. É lógico mas pouco decisivo. Gosta de considerar todos os lados de uma pergunta, antes de agir.
Com a terra como seu elemento, será menos abrupto. Oferece menos resistência à autoridade. É um animal finamente ajustado com uma habilidade de farejar os investimentos praticáveis. Pode trazer grandes negócios à vida e dar ímpeto às indústrias.

Embora seja do tipo cauteloso, ele é muito caprichoso sobre coisas pequenas.